Quarta, 21 de Maio de 2025
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde Saúde

Banco de Leite do Hospital do Trabalhador promove encontro com doadoras

O encontro, realizado na Semana Nacional de Doação de Leite Humano, representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importânc...

21/05/2025 às 08h07
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Banco de Leite Hospital Trabalhador
Foto: Banco de Leite Hospital Trabalhador

Com o propósito de homenagear as mulheres lactantes, doadoras e profissionais de saúde, o Banco de Leite Humano (BLH) do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promoveu nesta terça-feira (20) uma tarde de conversa e troca de experiências entre os participantes. Teve música ao vivo, um café da tarde e muito acolhimento.

O encontro, realizado na Semana Nacional de Doação de Leite Humano, representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação, assim como uma iniciativa voltada para a proteção e a promoção do aleitamento materno.

O Banco de Leite Humano fica no subsolo do Anexo da Mulher. Os principais objetivos são ampliar a prática da amamentação, reduzir os riscos à saúde dos recém-nascidos, incentivar a doação do leite humano, além de fazer o processamento, armazenamento, preparo e distribuição para os bebês das Unidades de Terapias Intensivas (UTI) e de cuidados intermediários.

O banco começou as atividades no início de 2023. Atualmente, coleta em média 90 litros de leite humano ao mês, com mais de 50 doadoras beneficiadas com as ações, que contribuem todos os meses para o bem-estar de aproximadamente 25 bebês prematuros na unidade.

Continua após a publicidade

Em janeiro de 2024 o banco teve a sua primeira pasteurização, conforme as exigências da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. O processo é um tratamento térmico no qual o leite humano ordenhado deve ser submetido a 62,5 ºC por 30 minutos. A pasteurização não visa a esterilização do leite coletado, mas sim a garantia de 100% dos microrganismos patogênicos passíveis de estarem presentes.

Laura França Pereira Ferreira, gerente de Enfermagem da maternidade, incentiva diariamente puérperas da unidade. Ela diz que atualmente são realizados entre 300 a 400 partos ao mês e que 12% desses nascimentos, em média, são prematuros.

Continua após a publicidade

“A equipe do BLH visita as doadoras, recolhe o leite doado e leva o material necessário para a doação, como frascos esterilizados, touca e máscara, e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e o armazenamento do líquido”, explica.

SERVIÇO – Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para quem preferir o atendimento pelo WhatsApp, o número é o 41 9709-0098.

Continua após a publicidade

A equipe também realiza todas as orientações necessárias para a coleta adequada de leite humano. Após o preenchimento dos frascos, os mesmos são coletados pela equipe e transportados ao banco de leite para a pasteurização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários