Cumprindo agenda com gestores da região de Carajás, a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura Marina Rabelo e Marinilde Barbosa, representante da Fundação Cultural do Pará, visitaram a Biblioteca Municipal Orlando Lobo, nesta segunda-feira (19). O objetivo da visita é fortalecer as políticas públicas voltadas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas no estado.
“É muito importante reconhecer a dimensão do Pará e valorizar o trabalho que já é feito na área de bibliotecas, além de promover as políticas que estamos desenvolvendo para o setor”, declarou a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Minc, Marina Rabelo, que elogiou o espaço da Biblioteca Municipal.
“Encontrei um ambiente lindíssimo e muito especial. É evidente o quanto ele promove a cidade como um polo de leitura e cultura. Ver ações inovadoras aqui é uma alegria, pois mostra que a biblioteca está viva e engajada com as demandas da comunidade”, revela.
A visita ao município também antecede dois grandes encontros regionais com gestores, que acontecem nos dias 21 e 23 de maio, respectivamente, em Redenção e Marabá. A programação inclui oficinas e palestras voltadas à captação de recursos, especialmente por meio de emendas parlamentares e da Lei Aldir Blanc, com o objetivo de fortalecer e ampliar as bibliotecas públicas municipais, como explica Marinilde Barbosa, representante da Fundação Cultural do Pará.
“Estamos mobilizando gestores e parlamentares para debater as bibliotecas públicas como equipamentos culturais estratégicos e mostrar caminhos para garantir recursos que ajudem a estruturá-las”, explicou.
A coordenadora da biblioteca, Glecia Souza, e o diretor de cultura do município, Airton Souza, ressaltaram que a visita representa reconhecimento do trabalho, bem como fortalece o cenário cultural local.
“Apresentamos nossa programação e as ações que realizamos mensalmente. Foi gratificante ouvir da Marina que seguimos práticas reconhecidas em nível nacional. Isso mostra que estamos no caminho certo”, comentou Glecia.
“Essa articulação é essencial para sensibilizar os gestores sobre a importância das bibliotecas e incentivá-los a buscar recursos. Marabá tem um papel de destaque nesse processo”, afirmou Airton.
Em Marabá, o encontro com os gestores será realizado no dia 23, na Universidade do Estado do Pará (UEPA). A programação prevê palestras, intervenções poéticas, exposição e comercialização de livros de autores locais, além do debate sobre a importância das bibliotecas nos municípios da região de Carajás.
A agenda da Fundação Cultural do Pará e do Ministério da Cultura também inclui a inauguração de bibliotecas em outros municípios, como São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à leitura em todo o estado.
O encontro do dia 23 em Marabá reunirá representantes de dezenas de municípios com o objetivo de traçar caminhos mais sólidos para o fortalecimento das bibliotecas e da cultura do livro.
Texto: Osvaldo Henriques
Imagens: Lúcio Silva / arquivo Secom
The post Secult: Representantes do Ministério da Cultura e e Fundação Cultural do Pará visitam Biblioteca Orlando Lobo appeared first on Prefeitura de Marabá .
Mín. 25° Máx. 26°