O Projeto Padaria Artesanal entrou em uma nova fase neste sábado (17) com a entrega de 74 kits de equipamentos para pessoas capacitadas nos cursos ministrados na sede do município de Alcântara e no povoado Marudá. O projeto ensina técnicas de panificação e boas práticas na cozinha para pessoas que se tornam multiplicadoras desse conhecimento em suas comunidades. Com a nova etapa, os participantes receberam equipamentos de panificação que fortalecem ainda mais o empreendedorismo local.
A primeira-dama Larissa Brandão, madrinha do projeto no Maranhão, coordenou a entrega dos kits em Alcântara ao lado do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé. Cada kit é composto por forno, batedeira planetária, balança digital, máquina para esticar massa, além de formas e peneiras variadas. Com esse material, os beneficiários podem desenvolver seus negócios e gerar renda para suas famílias.
“O Padaria Artesanal me foi apresentado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, e visa dar independência financeira e gerar renda, principalmente para mulheres, que muitas vezes são mães solo, mães atípicas, arrimos de família. Mas todas as pessoas podem participar. Esse projeto me encantou desde a primeira vez que o conheci, pois acredito no empreendedorismo e no seu potencial de tirar pessoas da vulnerabilidade, promover autoestima e oferecer dignidade”, destacou Larissa Brandão.
O processo de capacitação e inclusão socioprodutiva é desenvolvido em parceria com o Senai Maranhão. Os treinamentos são realizados nos Restaurantes Populares e Cozinhas Comunitárias, que dispõem de estrutura para aulas práticas e teóricas. São abordados desde temas sobre boas práticas na manipulação de alimentos até técnicas de panificação, com receitas práticas e econômicas de diversos tipos de pães — integrais, de forma, de beterraba, de cenoura, entre outros.
Para o secretário Paulo Casé, a nova fase do projeto representa um marco para as famílias beneficiadas. Ele destacou o caráter inclusivo da proposta, que contempla também pessoas com deficiência, e elogiou o novo olhar sobre a rede de Restaurantes Populares, a maior da América Latina, que já desempenha um papel fundamental na segurança alimentar.
“Acredito que o Padaria Artesanal vem como um elemento transformador, ao nos permitir repensar os Restaurantes Populares não apenas como espaços de alimentação, mas como porta de saída para muitas famílias. É uma forma de gerar oportunidades. Aproveito para agradecer o trabalho das equipes da Sedes e a atuação de duas lideranças fundamentais, o governador Carlos Brandão e a primeira-dama Larissa, que têm desempenhado um papel essencial na transformação do nosso estado”, declarou Casé.
O prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, parabenizou a gestão estadual pela postura municipalista e pelo alcance das ações governamentais em todas as regiões do Maranhão. Ele classificou a ação como de grande importância para as famílias atendidas, que agora passam a contar com uma nova fonte de renda e melhoria na qualidade de vida.
“O governador Carlos Brandão tem cuidado muito bem do povo do Maranhão, especialmente do povo de Alcântara. Hoje é um marco na história da cidade, pois essas mulheres poderão trabalhar, se sustentar, gerar renda. Foram 74 kits distribuídos às famílias beneficiadas. Esse é um programa que veio para mudar a cara do Maranhão. Estávamos precisando de um governador e de uma primeira-dama com essa sensibilidade”, afirmou.
Entre as contempladas com os kits está Viviane Costa e Silva, de 17 anos, que nasceu com deficiência visual e foi destaque no curso de panificação. Agora, com o kit completo, pretende iniciar a venda de pães e colocar em prática o que aprendeu.
“Tanto o governador Carlos Brandão quanto a madrinha do projeto, Larissa Brandão, e a Apae pensaram muito bem ao elaborar esse projeto. Eu me senti acolhida e incluída, e acredito que não apenas eu, mas também outras pessoas com deficiência, mães atípicas, todos. Estou muito feliz e espero que todos os participantes que fizeram o curso possam empreender”, afirmou Viviane.
Para a autônoma Deuzenice Rabelo Borges, que já trabalhava no ramo da alimentação, o projeto foi a oportunidade para empreender e com o recurso extra ela conseguiu concluir a construção da residência e realizou o sonho da casa própria.
“Participei do primeiro curso de Padaria Artesanal aqui na cidade e, também, do segundo módulo sobre salgados. Esse curso só agrega à minha profissão, ao meu financeiro, e hoje sou dona do meu próprio negócio e a Padaria Artesanal me garantiu mais esse meio de trazer mais um benefício para a minha família”, relatou.
Emocionada, a lavradora Lindalva Leite também agradeceu pela oportunidade. “Para mim, foi um incentivo muito grande. Só tenho a agradecer. Fiz a primeira e a segunda etapas e estou muito feliz por receber esse kit, colocar as mãos na massa, trabalhar e conseguir um dinheiro a mais para sustentar minha família”, contou.
Sobre o Padaria Artesanal
Idealizado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, o projeto é coordenado no Maranhão pela primeira-dama Larissa Brandão, com o apoio do governador Carlos Brandão. A proposta visa promover capacitação profissional, estimulando o empreendedorismo na área de panificação e a inclusão socioprodutiva, com parcerias como o Senai Maranhão.
As formações acontecem nos Restaurantes Populares e nas Cozinhas Comunitárias
Mín. 25° Máx. 27°