A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), tem reforçado o compromisso com a qualidade da coleta de resíduos sólidos domiciliares na capital. Um dos pilares desse trabalho é a Central de Monitoramento, que atua em tempo real no acompanhamento da frota de caminhões responsáveis pela coleta, garantindo mais eficiência e rapidez na identificação e correção de falhas.
Com acesso ao sistema de rastreamento por GPS, a equipe técnica da Limpurb, composta por fiscais e diretores, consegue acompanhar em tempo real o trajeto dos veículos, monitorar o cumprimento das rotas e detectar eventuais problemas, como bairros não atendidos ou com coleta incompleta.
Quando uma falha é identificada, a Central realiza contato imediato com a empresa Locar, contratada para executar o serviço, solicitando providências corretivas. A empresa tem o prazo de até 24 horas para resolver o problema, sob risco de sofrer penalidades contratuais.
A atuação integrada entre o monitoramento tecnológico e a fiscalização em campo fortalece o controle da gestão pública sobre a execução do contrato e contribui para a melhoria contínua dos serviços prestados à população cuiabana.
“O uso da tecnologia tem sido um grande aliado para garantirmos um serviço de coleta mais eficiente e transparente. A Central de Monitoramento nos permite agir com agilidade sempre que há alguma falha, cobrando providências imediatas da empresa responsável. Nosso objetivo é oferecer à população de Cuiabá um serviço de qualidade, com rotas cumpridas, frequência regular e respeito ao cidadão”, pontuou o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton.
Todos os registros são formalizados por meio de notificações emitidas pela equipe de Fiscalização de Contrato, que incluem a lista de bairros afetados, evidências como imagens e dados extraídos do sistema de monitoramento, além da exigência de regularização da frequência da coleta.
Outro ponto de apoio essencial no processo de fiscalização são os fiscais de campo, conhecidos como apontadores. Eles atuam diretamente nas ruas, acompanhando a execução da coleta e elaborando relatórios de transparência, que asseguram que todos os moradores estejam recebendo o serviço com a qualidade devida.
A Limpurb também mantém uma comunicação direta e contínua com a equipe de operações da Locar, o que proporciona maior agilidade nas respostas e correções de rota.
#PraCegoVer
A imagem mostra o diretor-geral da Limpubr, na Central de Monitoramento da coleta de lixo. Ao fundo, há duas telas acompanhando em tempo real o sistema de recolhimento de detritos.
Mín. 25° Máx. 26°