Em menos de uma semana, a Portos do Paraná venceu mais uma categoria da premiação do chamado "Oscar dos Portos" nas Américas, a AAPA LATAM 2025 (Delegação Latino-Americana da Associação Americana de Autoridades Portuárias). A Autoridade Portuária paranaense é a única empresa a receber dois prêmios na mesma celebração. O anúncio do Prêmio Legado, na categoria Desenvolvimento Sustentável – “Agustín Díaz”, foi feito quarta-feira (14).
“Nós temos um compromisso com a transformação sustentável dos portos paranaenses, e é uma honra ver o nosso trabalho sendo destaque entre portos da América Latina e do Caribe”, enfatizou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O resultado foi alcançado após uma análise criteriosa realizada pelo júri, composto por representantes da Associação Americana de Autoridades Portuárias – AAPA LATAM – e por especialistas independentes convidados pela organização, o que demonstra a seriedade e isenção das escolhas. Todas as candidaturas foram avaliadas com base em critérios técnicos e estratégicos previamente definidos, com destaque para a inovação, o impacto e a contribuição para o desenvolvimento sustentável do setor.
“É gratificante ver um trabalho simples mas diferente que a Portos do Paraná vem fazendo há seis anos, ser reconhecido internacionalmente. A inserção da metodologia da Permacultura dentro das ações de educação ambiental foi uma prática que deu realmente certo. Com ela abordamos problemas coletivos comuns das comunidades do nosso entorno, utilizando soluções baseadas na natureza e isso é muito inovador”, enfatizou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
“A iniciativa apresentada pela Portos do Paraná foi reconhecida como uma solução transformadora, com um enfoque integrado em sustentabilidade ambiental e responsabilidade social”, segundo comunicado oficial do evento.
O mesmo trabalho também foi reconhecido com o Prêmio ANTAQ 2024, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, na categoria Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG.
O projeto apresentado pela Autoridade Portuária foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para instalar sistemas ecológicos de tratamento de esgoto em 60 residências na Ilha de Eufrasina, atendendo 100% das casas da comunidade local.
As ações nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade desenvolvidos pela Portos do Paraná são destaques em todo o mundo. A empresa é a única a participar cinco vezes seguidas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), como convidada para representar o setor portuário mundial. No ano passado, a Portos do Paraná esteve na COP 29, realizada no Azerbaijão.
PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação será realizada durante a Conferência AAPA LATAM 2025, em Lima, no Peru, no dia 25 de junho. No mesmo dia, a Autoridade Portuária receberá outro prêmio: o de Excelência da Indústria Portuária, na categoria Desempenho e Crescimento Portuários.
Mín. 25° Máx. 26°