Sexta, 16 de Maio de 2025
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Sanepar

Sanepar orienta para uso racional da água; atenção é maior no Centro e no Oeste

Segundo a companhia, nesta época de chuvas mais escassas, é necessário o uso racional da água, não apenas nestas duas regiões, mas em todo o Estado.

15/05/2025 às 21h58
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: André Thiago/Sanepar
Foto: André Thiago/Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná faz um trabalho contínuo de acompanhamento da situação dos mananciais superficiais e subterrâneos utilizados em todo o Paraná. A Sanepar chama a atenção para a necessidade de uso racional da água devido à alteração dos níveis dos mananciais em função da baixa quantidade de chuvas em diversas regiões, especialmente no Centro e no Oeste do Estado.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, nestas duas regiões a Sanepar identificou, por meio do InfoHidro, desenvolvido em conjunto com o Simepar, um maior número de mananciais de abastecimento com vazão mensal abaixo ou muito abaixo da esperada.

“O acumulado de chuvas para o período nessas regiões está abaixo do estimado. É importante evitar desperdícios de água tratada. As ações para o uso racional precisam estar sempre presentes em nossas vidas, estejamos ou não numa estiagem. A água é um bem precioso, que não pode ser mal usado em nenhum momento. No entanto, agora, o cuidado com a água se faz ainda mais necessário. E não apenas nas regiões Central e Oeste do Estado, onde os mananciais apresentam mais baixas, mas em todo o Estado. Isso precisa fazer parte dos nossos hábitos”, diz o diretor.

Analisando os dados atuais e as previsões de chuva, ele relata exemplos de situações que comprovam a necessidade desses hábitos. “Em Vitorino, o Rio Vitorino que tem permanecido em regime de seca e, em Francisco Beltrão, o Rio Marrecas está com volume bem baixo. Em Curitiba, por exemplo, eram esperados mais de 120 milímetros de chuva nos últimos 30 dias e o volume nesse período foi cerca de 40 milímetros", complementa.

Continua após a publicidade

Na Capital, barragens auxiliam nos períodos de estiagem, especialmente nos meses de inverno, quando, naturalmente, as chuvas são muito mais escassas. "Somente a partir de setembro, ou seja, daqui a quase quatro meses, é que iniciarão as chuvas de primavera, que deverão ser mais abundantes, trazendo maior volume de água armazenada em barragens”, detalha Gonchorosky.

USO RACIONAL– A água da Sanepar deve ser priorizada para a alimentação e higiene, sendo importantes atitudes como reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e ao lavar a louça. Tratar a água de piscinas, implantar cisternas para armazenar e usar a água da chuva em atividades como a lavagem de calçadas ou a rega de plantas, além de consertar vazamentos rapidamente, também contribuem para o uso adequado. Essas ações são importantes para utilização racional da água e também auxiliam na redução do valor da conta.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários