A Polícia Civil do Pará participou, nesta quarta-feira (15), da operação “Proteção Integral II”, coordenada pela Polícia Federal, que aconteceu simultaneamente em 27 unidades da federação com a participação das policiais Civis e Federais, com objetivo de identificar e prender suspeitos em todo o país que agem, principalmente, na internet com o intuito de armazenar, compartilhar, produzir e vender material de abuso sexual infantojuvenil.
A ação da PCPA aconteceu, na manhã desta quarta-feira (14), através da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meio Cibernéticos (DCCV), unidade vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC).
“Nosso objetivo foi dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão, deferido pelo Juízo da 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares de Belém. Na ocasião, houve a prisão em flagrante de um homem que armazenava extenso material de abuso sexual infantojuvenil em dispositivos móveis. Ele foi preso no bairro do Coqueiro e com ele foram apreendidos HDs e o aparelho celular que serão periciados pela PCE”, explicou a delegada Lua Figueiredo, titular da DCCV.
A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam para coibir a atuação de criminosos que armazenam, compartilham, vendem e produzem material de abuso sexual de crianças e adolescentes. Além disso, a operação nacional também demonstra o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual das vítimas.
Agentes da Polícia Científica do Estado (PCEPA), através da atuação da equipe pericial da Gerência de Perícias em Informática (GPI), também integraram a operação. Eles analisaram o celular encontrado com o suspeito, e também fizeram a extração de dois HD’s de notebook para análise posterior.
“No local, foi realizada uma vistoria preliminar dos dispositivos encontrados. Contudo, é necessário fazer uma análise mais detalhada, por isso, os dispositivos são encaminhados para a PCEPA. Com a utilização de ferramentas forenses poderemos fazer a extração e análises mais profundas dos dados”, explicou o perito criminal, Marcelo Maués.
A Polícia Civil do Pará alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos também no mundo virtual, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Texto de Jeniffer Terra (PC), com contribuição de Amanda Monteiro (PCEPA)
Mín. 25° Máx. 26°