A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, entre 15 e 21 de maio, a 10ª Semana de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa é do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (Nepia). O evento ocorre em alusão ao 18 de maio, data que marca as temáticas debatidas no evento.
O objetivo da semana é sensibilizar profissionais da rede de proteção, a comunidade acadêmica e a sociedade civil sobre os tipos de violência cometidos contra crianças e adolescentes. A programação busca destacar os impactos da violação de direitos no desenvolvimento psicossocial de vítimas ou testemunhas, reafirmando o compromisso do Estado, da família e da sociedade na proteção integral da infância e juventude.
A realização conta com a parceria da Comissão Municipal Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (Ceves) e dos seguintes projetos de extensão da UEPG: Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij), Núcleo Maria da Penha (Numape), Núcleo de Estudos sobre Violência Intrafamiliar (Nevin), Processos Migratórios e Intercâmbios: Inclusão Social e Diversidade Cultural (Promigra) e Parentalidade Positiva na Primeira Infância (Papoprin).
Programação
No dia 15 de maio, quinta-feira, às 10h, ocorre a construção do jardim do Nepia na Praça Santos Andrade, Campus Centro, em alusão à data nacional.
Em 16 de maio, sexta-feira, das 8h às 12h, no Grande Auditório do Campus Centro, acontece a palestra “Cuidando e Protegendo: formação para o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência”. A organização é da Ceves, e os palestrantes são a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Ana Paula Cunha Carvalho, juntamente com Paulo Romero Calou de Araújo e Mendonça, Igor Azevedo Tostes e Luiz Antônio de Barros, da Polícia Científica de Ponta Grossa.
Na segunda-feira, 19 de maio, das 8h30 às 11h30, no Grande Auditório do Campus Centro, acontece a palestra “Violência intrafamiliar e os reflexos na infância e adolescência”, promovida pelo Nepia e ministrada pela professora Cleide Lavoratti. No mesmo dia, das 13h30 às 15h30, na Sala A108, Campus Centro, o Promigra desenvolve a roda de conversa “Conversando sobre o direito de acesso e a integração de crianças e adolescentes migrantes na educação”. A atividade conta com Amanda Ribeiro Meira, a professora Lenir Aparecida Mainardes da Silva e a assistente social Luana Aparecida Lima.
A programação encerra em 21 de maio, quarta-feira. Das 9h às 11h, na Sala A17 do Campus Centro, o Neddij apresenta o minicurso “O papel da família extensa na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violências ou em situação de risco: um estudo a partir dos atendimentos realizados pelo Neddij de Ponta Grossa”. O debate é conduzido pela assistente social Márcia Regina Machado Schmidt e pela assistente social Aline Dayane Pereira. No período noturno, das 19h às 21h, no mesmo local, o Papoprin ministrará o minicurso “A parentalidade positiva como forma de prevenção à violência doméstica contra crianças”, com as professoras Maria Cristina Baluta e Dirceia Moreira.
O Nepia também informou que desenvolverá atividades educativas no município durante o mês de maio, em grupos de proteção e atendimento Integral à família e em uma escola com alunos do Ensino Médio.
Texto e fotos: Helton Costa* *Conteúdo produzido com auxílio de inteligência artificial.
Mín. 25° Máx. 27°