Com lápis de cor e muito carinho, crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, participaram de uma atividade especial em homenagem ao Dia das Mães. A iniciativa foi promovida pelo Comitê de Humanização da unidade e proporcionou momentos de afeto e emoção para mães e familiares, com a confecção de cartões personalizados feitos à mão pelos pequenos pacientes.
Mesmo com pouca idade, Mikael se dedicou à surpresa para a mãe, Eliete Barbosa, que se emocionou ao receber o cartão. “Não é fácil ver nosso filho com a saúde fragilizada. Para nós, seria mais importante poder passar esse momento com eles em casa. Mas ações como essas nos dão força para entender que isso faz parte da vida e que logo vai passar. Fiquei muito emocionada com todo esse carinho e com o apoio de toda a equipe do Abelardo Santos neste momento”, relatou.
Outro participante foi Heitor Kauê, de apenas 2 anos, que personalizou um cartão para sua mãe, Thalia Juliana de Castro, de 20 anos. “Não tem como não se emocionar. Cada gesto de amor, independentemente da forma, traz sensações boas, de carinho e afeto. Amei a surpresa e vou guardar o cartão para sempre”, contou Thalia.
A atividade contou com o apoio de voluntários e profissionais da unidade, que auxiliaram as crianças na criação dos cartões, preenchidos com desenhos, palavras de afeto e mensagens espontâneas. O gesto simbólico trouxe alento às famílias em um momento delicado de internação.
Joeley Tembé, pai de Kennay Tembé, de 10 anos, destacou o valor emocional da homenagem: “Esse é um gesto simples, mas que carrega muitos significados. Ver meu filho se esforçar para entregar uma mensagem de amor à mãe dele, mesmo estando hospitalizado, não tem preço. É algo que me enche de orgulho neste momento tão especial.”
Cuidado que vai além do tratamento -Segundo Suzane Gonzaga, supervisora de Humanização do HRAS, a proposta da ação é integrar o cuidado clínico com práticas que promovam o bem-estar emocional dos pacientes e seus familiares. “Mais do que uma homenagem, essa ação representa um momento de conexão entre mães e filhos, mesmo em um contexto delicado como a internação. É uma forma de mostrar que o cuidado vai além do tratamento médico, alcançando o emocional e fortalecendo vínculos afetivos, o que é essencial para a recuperação mais rápida do paciente”, explicou.
Referência pediátrica no Estado -O Hospital Abelardo Santos, pertencente ao Governo do Pará, é referência em atendimento à mulher e à criança, com quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura inclui ainda as Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn), 10 leitos de UTI pediátrica, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil com funcionamento 24 horas.
Mín. 25° Máx. 27°