“Meu filho mudou a minha vida”, disse a puérpera Amanda Vitória, de 21 anos, bastante emocionada ao falar sobre um dos momentos mais importante da sua história: o nascimento do seu primogênito, Mauro Alberto. A mãe deu à luz na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), e foi convidada para participar de um momento de acolhimento preparado especialmente para celebrar o Dia das Mães na unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Paciente do Alojamento Conjunto, Amanda Vitória afirmou que o seu filho mudou a sua vida a partir do momento em que foi descoberta a gestação. Então, vivenciar uma experiência e ter os registros é maravilhoso para ela.
“Antes de descobri que estava grávida, eu tinha acabado de passar por um momento de perda. Então, quando eu descobri o meu filho, foi um momento único na minha vida, eu não estava preparada. Eu mudei totalmente os meus planos por ele. Meu filho mudou a minha vida para sempre”, comemorou.
Quem também compartilhou desse momento de alegria e inesquecível foi a mãe Eliana Aguiar Silva, de 22 anos, paciente do Alojamento Conjunto. “Essa é a minha primeira filha e está sendo muito feliz participar desse momento com ela. Agora o Dia das Mães ganha um outro sentido, com certeza será mais importante”.
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Maternidade organizou um ensaio fotográfico, realizado na quarta-feira (7), voltado para as mães dos bebês internados na UTI Neonatal, do Alojamento Conjunto e Centro de Parto Normal da unidade da rede estadual e gerenciada pelo Instituto Acqua.
Para a enfermeira do NEP, Taylane Sipaúba, a sessão de fotos amplia o vínculo mãe e filho, além de proporcionar acolhimento despertando sentimentos bons. “Essa iniciativa busca criar memórias inesquecíveis, fortalecer os laços familiares e proporcionar às mães momentos de alegria. A equipe se sente realizada em promover esse tipo de ação, pois acredita que momento como esse tem que ser celebrado e valorizado”, disse.
Maternidade
A Humberto Coutinho é considerada a terceira maior maternidade do Estado ofertando assistência materno-infantil com serviços de emergência e urgência que funcionam 24 horas, diariamente, para toda região do Médio Sertão Maranhense, alcançando mais de 15 municípios.
Em quase 7 anos de funcionamento, foram realizados 1.605.204 milhão de procedimentos gerais, sendo 15.650 mil partos., 91.612 mil atendimentos de urgência e emergência, 22.842 mil internações, além de consultas de enfermagem e médicas, cirurgias, triagem neonatal, consultas e procedimentos multidisciplinares, entre outros.
A maternidade oferece todo suporte necessário para assistência no pré-parto, parto e puerpério, que inclui ambulatório especializado e triagem neonatal, com teste do pezinho, orelhinha, coraçãozinho, linguinha, além de exames de ultrassonografia, tomografia, ultrassom e análises clínicas.
Mín. 25° Máx. 27°