Sábado, 10 de Maio de 2025
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Cuiabá - MT

Semob homenageia as mães na programação do Maio Amarelo

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está promovendo a campanha Maio Amare...

10/05/2025 às 16h33
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
Compartilhe:
Crédito: Erlan Aquino
Crédito: Erlan Aquino

Durante o mês de maio, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está promovendo a campanha Maio Amarelo, focada na conscientização e prevenção de acidentes no trânsito. Dentro dessa perspectiva de refletir sobre o cuidado com a vida, a programação chegou à Estação Alencastro, no centro da Capital, na sexta-feira (9), para homenagear um público que não dirige veículos, mas “dirige” a vida da família, ensinando, protegendo e compartilhando amor.

“Amar a vida é isso: pensar em si e no outro. No volante, precisamos ter essa consciência. Evitar imprudências e cumprir as leis de trânsito é colocar em prática essa reflexão”, explicou o supervisor de Educação para o Trânsito da Semob, Marcus Garé.

Luciana Melo, também supervisora de Educação para o Trânsito, revelou que o objetivo da ação foi homenagear a mãe que acorda cedo todos os dias, depende do transporte coletivo e, muitas vezes, enfrenta ônibus cheios sem perder o sorriso. “Resolvemos homenageá-las com uma lembrancinha simbólica: um esmalte, que ajuda a elevar a autoestima, lembrar que ela é mãe, que é mulher e que precisa se cuidar. O sentido é dar um pouco de cor e brilho à vida”, disse Luciana.

A lembrança foi cuidadosamente preparada em embalagem amarela, simbolizando o Maio Amarelo, e a receptividade foi marcada por emoção.

Continua após a publicidade

“Nossa, isso é muito importante. Muito obrigada. Às vezes, um estranho faz mais do que os de casa. Já sou bisavó, atravessei algumas gerações e, no meu tempo, o sistema era muito rígido — a data passava batida. Costumo dizer para minha filha que melhorei muito no agir com elas. E digo para serem melhores do que eu. Assim, as gerações vão se aperfeiçoando”, disse Neuza Pereira, moradora do bairro Planalto.

#PraCegoVer
A foto mostra uma cidadã sendo abraçada por uma servidora da Semob durante homenagem às mães na Estação Alencastro. Ao lado, outro servidor observa sorridente.

Continua após a publicidade

A expressão de dona Ivonice Moraes Aleixo, do residencial Nico Baracat I, também foi de surpresa e, por coincidência, o vidrinho do esmalte que recebeu era da cor de sua preferência. “É uma ação de carinho que motiva e surpreende a gente. A vida é muito valiosa, muito preciosa, temos que cuidar”, pontuou.

Ela lembrou que os cuidados devem ser constantes também no trânsito.

Continua após a publicidade

Já sua filha, Camila Moraes Aleixo, foi incisiva ao pontuar que, no trânsito, os problemas estão dos dois lados — tanto de motoristas impacientes que não respeitam pedestres quanto dos próprios pedestres que colocam suas vidas em risco ao atravessar entre os carros ou fora da faixa, mesmo estando a poucos passos dela. “Mas os pedestres são mais fragilizados; o impacto, em caso de acidente, é muito maior. Fico feliz pela iniciativa, pela lembrancinha do Dia das Mães e por tratar a conscientização com responsabilidade”, explicou.

O assessor especial da Semob, coronel Wilame Alves de Almeida, participou da ação representando a vice-prefeita e secretária da pasta, coronel Vânia Rosa, e falou sobre a importância da iniciativa. “Nessa terra abençoada e calorosa, precisamos proporcionar um pouco de calor humano nas relações. Aproximando-se essa data tão importante, que é o Dia das Mães, temos que lembrar às mulheres que batalham, seja fora ou dentro de casa, o seu valor. A geração de uma vida não está apenas no útero — está também no coração. Existem filhos que não são biológicos, mas que são filhos do coração. E isso, para a alma, é algo que acalenta, que renova, que faz a vida ser pulsante, ser pujante. Nesta terra abençoada por Deus, temos mulheres abençoadas e abençoadoras. Que o ser humano possa estar unido nesse ideal de amar. Amar é um dom de Deus concedido com uma dose especial às mães”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

O cronograma de ações do Maio Amarelo envolve atividades ao longo de todo o mês, com dinâmicas lúdicas para o público infantil, palestras educativas em empresas de Cuiabá e Várzea Grande e até mesmo palestras online.

“Estamos com a agenda de maio lotada. Estendemos as palestras até junho para atender todas as solicitações. É um trabalho necessário e muito gratificante”, pontuou Luciana Melo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários