Com o objetivo de resgatar a memória histórica, fortalecer a identidade cultural e promover o turismo sustentável, a Câmara Municipal de São Luís tem se mobilizado em torno de importantes propostas de revitalização de espaços públicos da cidade. Entre os pedidos mais recentes, destacam-se indicações dos vereadores Antônio Garcez (PP) e Edson Gaguinho (PP), que solicitam a recuperação e requalificação da Praça de São Marçal, no bairro João Paulo, e a praia da Guia. Os locais são dois importantes pontos da capital maranhense para prática de atividades culturais e também turismo.
O vereador Antônio Garcez apresentou indicação solicitando a viabilização do projeto para revitalizar a Praça de São Marçal, bairro João Paulo. O pedido inclui também a construção do Memorial de São Marçal, na avenida São Marçal, situada no tradicional bairro. A solicitação tramita na casa legislativa e foi encaminhada à Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
A proposta pretende transformar o espaço em um centro de convivência, cultura e valorização da memória local. A Praça de São Marçal é historicamente reconhecida por ser ponto de referência das festividades juninas, especialmente do encontro dos bois de matraca, zabumba e costa de mão, que se apresentam no último dia de festejo.
A instalação de um memorial no local pretende registrar e perpetuar a importância dessas manifestações populares para o patrimônio imaterial da cidade. Paralelamente, o bairro do João Paulo tem seu legado na história cultural de São Luís.
O vereador Edson Gaguinho encaminhou pedido de revitalização da Praia da Guia. A região, localizada na zona costeira de São Luís, possui grande valor paisagístico, histórico e ambiental, além de ser pouco explorada de maneira sustentável. O local possui ainda, potencial para o ecoturismo, ações de educação ambiental, entre outras atividades, reforçando o víes de espaço cultural.
A necessidade de intervenções se faz relevante também para assegurar o equilíbrio ecológico. A solicitação também está tramitando na Câmara e foi encaminhada às secretarias de Infraestrutura (Sinfra), Meio Ambiente (SEMA) e Cultura (Secma).
As ações se alinham a uma ampla agenda de desenvolvimento urbano sustentável, na qual a requalificação de áreas públicas melhora a infraestrutura urbana, consolida o sentimento de pertencimento da população e estimula o turismo – uma das vocações naturais da capital maranhense, destacam as proposições.
Mín. 23° Máx. 27°