O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou nesta sexta-feira, 9, o calendário oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Reconhecido como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o exame terá inscrições abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. As provas objetivas e a redação serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro.
Segundo o MEC, o edital completo, que trará informações detalhadas como o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, será publicado na próxima semana. O prazo para solicitar isenção da taxa foi encerrado no dia 2 de maio. O resultado da isenção será divulgado em 12 de maio, com possibilidade de recurso até o dia 16. Já os resultados dos recursos estarão disponíveis em 22 de maio, após as 10h.
No Acre, a expectativa é que cerca de dez mil alunos da rede pública de ensino participem desta edição. Desse total, 6.749 estudantes solicitaram isenção da taxa de inscrição, o que representa 67% do total de inscritos previstos no estado.
Para o secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, o exame representa uma oportunidade fundamental para a transformação da realidade dos jovens acreanos.
“O Enem é um instrumento poderoso de democratização do acesso ao ensino superior. No Acre, temos milhares de estudantes se preparando com dedicação, com o sonho de ingressar em universidades federais e mudar a própria história. Estamos confiantes em nossos alunos, que levarão o nome do estado com orgulho para instituições de todo o país”, destaca.
Ao longo de mais de duas décadas, o Enem consolidou-se como um dos principais mecanismos de avaliação da educação básica e seleção para o ensino superior. Os resultados podem ser usados para ingresso em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em faculdades privadas via Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além disso, as notas do Enem são critério para o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e podem ser utilizadas em processos seletivos de universidades portuguesas conveniadas com o Inep, oferecendo uma alternativa internacional para os estudantes brasileiros.
Com a proximidade do período de inscrição, a orientação das autoridades educacionais é que os estudantes fiquem atentos às atualizações no portal oficial do Inep e se organizem para garantir a participação no exame.
The post MEC divulga calendário do Enem e 10 mil estudantes da rede pública do Acre devem participar appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 24° Máx. 27°