Domingo, 11 de Maio de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral ALEMA

‘Café com Notícias’ aborda projeto Voto Jovem na Escola com a juíza Rosângela Praseres

Iniciativa é desenvolvida desde 2009, nas escolas públicas e privadas, independentemente de ser ano eleitoral

07/05/2025 às 20h53
Por: Redação Fonte: ALEMA
Compartilhe:
Juíza Rosângela Praseres, diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MA, com a jornalista Márcia Carvalho
Juíza Rosângela Praseres, diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MA, com a jornalista Márcia Carvalho

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

O programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Márcia Carvalho nesta quarta-feira (7), na TV Assembleia, recebeu a juíza Rosângela Praseres, que é diretora da Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Na conversa, a magistrada falou sobre o projeto Voto Jovem na Escola.

A juíza Rosângela Praseres esclareceu que o projeto é desenvolvido desde 2009, nas escolas públicas e privadas, independentemente de ser ano eleitoral. “Este ano, já lançamos o projeto, no IFMA do Monte Castelo, dia 25 de abril. Foi uma manhã inteira de muita troca de informações, na qual destacamos a relevância desse projeto, e buscamos sensibilizar o jovem para o alistamento eleitoral e conscientizá-lo sobre a importância de sua participação política na escolha dos seus representantes. A receptividade foi muita boa”, destacou.

Rosângela Praseres ressaltou que há um interesse latente nos jovens em participar da política e de escolher seus representantes, embora a polarização do processo político brasileiro, nos últimos anos, venha contribuindo para afastar o jovem da política.

Continua após a publicidade

“O voto jovem é uma conquista da Constituição de 1988. A polarização do processo político gera conflitos e, muitas vezes, afasta o jovem da política. Enfatizamos sempre que a participação dele é de fundamental importância para o fortalecimento da democracia”, frisou.

Desinformação

Continua após a publicidade

A juíza ressaltou que a questão da desinformação ou fakes news é um dos focos nos diálogos com os jovens sobre o processo político e eleitoral brasileiro.

“Alertamos, com ênfase, sobre a importância de se checar as informações que chegam pelas redes sociais. A liberdade de votar precisa ser sempre preservada. Quando a informação é descontextualizada da verdade implica num prejuízo seríssimo nas eleições e, por consequência, na democracia”, afirmou.

Continua após a publicidade

Conscientização

Por fim, Rosângela Praseres disse que o projeto procura conscientizar os jovens sobre serem corresponsáveis pelo processo político e eleitoral.

“Temos que ter muita responsabilidade com a disseminação de informações. Iniciativas como a nossa são fundamentais para garantir a participação do jovem no processo político e eleitoral. Temos percebido um crescimento, no Maranhão, do engajamento dos jovens na política. E a escola do Judiciário Eleitoral está à disposição par atender a todas as escolas que tiverem interesse. Para isso, basta acessar nossa página na internet e preencher um cadastro que entraremos em contanto para marcar dia e hora”, finalizou.

O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). Assista à entrevista na íntegra:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários