A Festa do Milho 2025, promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, chega como uma grande vitrine para o potencial da economia criativa do município, unindo tradição, sustentabilidade e inovação, em um evento pensado para impulsionar o desenvolvimento local e engajar a comunidade em ações com impacto social, econômico e ambiental duradouro. O evento também conta com a parceria das secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvmento Econômico, Planejamento e Cidade.
Com uma programação pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a festa destaca pilares como a inclusão social (ODS 11), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), produção e consumo responsáveis (ODS 12) e inovação com infraestrutura sustentável (ODS 9). A estrutura do evento foi cuidadosamente planejada para garantir acessibilidade, segurança e conforto a todos os visitantes, com palco, iluminação e som de qualidade.
Entre os destaques da organização está a presença de 24 empresas de gastronomia, cada uma com uma média de sete colaboradores, gerando mais de 150 empregos temporários. Além disso, a participação de mais de 60 artesãos locais reforça o compromisso com o fortalecimento da identidade cultural e da economia regional.
Um dos grandes diferenciais desta edição será a presença da Trashin, plataforma especializada em gestão inteligente de resíduos, que monitorará em tempo real todo o descarte e reciclagem durante os dias de festa. Em parceria com a Secretaria de Agricultur e Meio Ambiente e Cooperativa Ecoponto, a meta é reciclar 50% dos resíduos gerados e reduzir em 30% o volume de lixo não reciclado, com dados acessíveis ao público e organizadores, promovendo transparência e educação ambiental.
A Vigilância Sanitária atuará em todos os estandes de alimentação, assegurando a qualidade e segurança dos alimentos ofertados. Já o programa municipal InPacto Lucas oferecerá suporte com capacitação e acompanhamento de empreendedores, reforçando o compromisso com práticas empresariais sustentáveis.
Além de proporcionar momentos de lazer, cultura e gastronomia, a Festa do Milho 2025 projeta um retorno econômico estimado em R$ 500 mil, com aumento no turismo regional e valorização da produção local. A mobilização do evento promete não apenas movimentar a economia, mas também fortalecer os laços comunitários e consolidar Lucas do Rio Verde como referência em eventos culturais com responsabilidade socioambiental.
Mín. 26° Máx. 27°