Segunda, 05 de Maio de 2025
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades Porto Velho - RO

Jogos das equipes Sub-8 masculino iniciam primeira fase classificatória do Madeirão

Campeonato objetiva impulsionar o futsal rondoniense e incentivar prática esportiva em crianças e adolescentes

05/05/2025 às 16h33
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

O Ginásio Vinícius Danin, localizado na Vila Olímpica Chiquilito Erse, na capital, foi palco dos jogos da primeira rodada da 1ª Fase Classificatória da Copa Madeirão de Futsal, disputada na manhã e tarde de sábado (3).

Ginásio Vinícius Danin, foi palco dos jogos da primeira rodada da 1ª Fase Classificatória da Copa Madeirão de Futsal
Ginásio Vinícius Danin, foi palco dos jogos da primeira rodada da 1ª Fase Classificatória da Copa Madeirão de Futsal
A competição acontece em cinco categorias de base. Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16. Os jogos serão realizados nos fins de semana, durante o dia, e à noite acontecerão alguns jogos do Sub-16.

Entraram em quadra para as primeiras partidas, as equipes do Grupo A. A Gazin Porto Velho goleou o Tênis Clube pelo placar de 11 a 1. Em seguida, o time do projeto Construindo Campeões, da Semes, enfrentou e venceu o K10, por 2 a 1.

Continua após a publicidade

Pelo Grupo B, a disputa aconteceu entre o AD Brazuca e Sapiens Jardim América, que empataram em 3 a 3. No fim da manhã, para encerrar, houve ainda mais um confronto. SC Solimões venceu por 2 a 0 sobre a equipe do Sesc RO.

DESTAQUES

Continua após a publicidade

Jogos serão realizados nos fins de semana
Jogos serão realizados nos fins de semana
Na goleada da Gazin Porto Velho sobre o Tênis Clube, com um jogador a menos, o destaque ficou para jogador Enzo, camisa 9, que marcou 7 gols na partida.

O segundo jogo foi mais equilibrado e a disputa mais acirrada. Terminou 2 para a equipe da Semes e 1 para o K10. Os destaques foram os goleiros de ambos os times, que fecharam o gol e receberam aplausos dos torcedores, em sua maioria, pais e mães apoiando os filhos atletas.

Continua após a publicidade

Com direito a boas jogadas, dribles e muitos gols, os demais jogos também agitaram as torcidas, que se entusiasmaram com o show de bola e as equipes demonstraram respeito ao adversário e os jogos seguiram em clima de tranquilidade, apesar de muito disputados.

Bruna de Paula falou da satisfação de torcer e apoiar o filho na competição
Bruna de Paula falou da satisfação de torcer e apoiar o filho na competição
Segundo o professor Vanderlei Trindade, diretor do programa Construindo Campeões, da Prefeitura de Porto Velho, "os nossos alunos estão nas cinco categorias, Sub-8, 10, 12, 14 e 16, e a estreia aconteceu dia 1º, com as categorias Sub-12 e Sub-10, na qual conseguimos vencer as duas partidas", disse.

Trindade explicou que a Semes fez uma seletiva em todas as categorias. No dia 30 de abril, no Ginásio Dudu, todas as escolas de iniciação esportiva participaram, os pais levaram seus filhos e foi realizada uma avaliação, aqueles que se destacaram foram escolhidos para disputar a Copa Madeirão de Futsal.

"Essa é a primeira participação deles numa competição", ressaltou Trindade. "A partir de agora serão competições o ano inteiro e vamos dar condições para treinamentos, materiais para eles se desenvolverem ainda mais e conseguirem um objetivo maior", afirmou.

APOIO E INCENTIVO DOS PAIS

Rodrigo de Oliveira, pai do Arthur Ângelo de 7 anos
Rodrigo de Oliveira, pai do Arthur Ângelo de 7 anos
A estagiária Bruna de Paula, mãe do atleta Heitor Pinheiro de Souza, 8 anos, falou da satisfação de torcer e apoiar o filho na competição. "É gratificante para ele e para mim, estarmos aqui torcendo por ele e a equipe. É importante participar, pois o Heitor está no processo de aprendizagem e vem treinando há algum tempo, se dedicando. Ele está empolgado e eu fico muito feliz e darei sempre meu apoio", pontuou.

Para o eletrotécnico Rodrigo de Oliveira, pai do Arthur Ângelo, 7 anos, que jogou defendo as cores da Gazin Porto Velho, é importante o incentivo. "Eu o incentivo a tudo relacionado à prática esportiva. Ele quer ser jogador profissional e é fundamental, desde cedo ter um propósito de vida, para o futuro. Ele treina há um ano e estamos otimistas com a vitória".

Segundo Rosilene da Silva Oliveira, mãe do Enzo Gabriel, 8 anos, a criança tem que estar sempre praticando algum esporte "O Enzo desde os 5 anos está treinando e jogando, sempre fazendo o melhor pelo time, pela categoria, e em todos os jogos eu estou junto", falou. Orgulhosa do desempenho do filho, Rosilene acrescentou que o filho marcou sete gols na partida contra o Tênis Clube. "O Enzo quer seguir os passos do irmão Victor, que é jogador profissional", finalizou.

PARCERIA

Segundo Rosilene, a criança tem que estar sempre praticando algum esporte
Segundo Rosilene, a criança tem que estar sempre praticando algum esporte
O campeonato nasceu da parceria da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), e ala Federação de Futsal de Rondônia, com o objetivo de impulsionar o futsal rondoniense.

O secretário da Semes, Cássio Moura, destacou a garra das equipes, que deram tudo para conquistar a vitória. "Em nome do prefeito Léo Moraes, agradecemos a participação de todos. A iniciativa significa uma goleada de empatia em que o resultado final é vitória de todos os participantes", disse.

Confira aqui a escala de todos os jogos.

Texto:Humberto Oliveira
Fotos:José Carlos/Humberto Oliveira

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários