A Baía do Guajará reviveu a tradição dos esportes náuticos na manhã deste domingo, 4 de maio, com a realização da 1ª Regata do Campeonato Paraense de Remo 2025. A competição reuniu clubes, atletas e paratletas, com largada no Ver-o-Rio e chegada na Estação das Docas. A abertura oficial da competição marcou o compromisso da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em valorizar o esporte náutico na capital paraense.
Foram disputadas 10 provas oficiais, nas categorias Júnior, Master, Sub-23, Sênior, além de duas provas de apresentação do Para-remo. A Associação de Remo Guajará foi a campeã na categoria Master, o Paysandu Sport Clube foi o campeão na categoria Adulto (Sub-23 e Sênior), e o Clube do Remo venceu na categoria Júnior.
Representando a Prefeitura de Belém, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gleisson Oliveira, destacou a importância do esporte como ferramenta de transformação social. "A Prefeitura de Belém, por meio da Semel, junto com a Seel e a Federação Paraense de Remo, vem fortalecendo o esporte em todas as suas dimensões. O remo é tradição, é formação de atletas e de cidadãos. É saúde e inclusão para o nosso povo. Parabéns a todos os envolvidos, atletas e paratletas, por esse grande espetáculo. E podem ter certeza: essa é só a primeira de muitas parcerias que virão para fortalecer ainda mais o esporte em Belém e no Pará", afirmou Gleisson.
O apoio da Prefeitura de Belém veio através da estrutura de apoio logístico, equipe técnica, ambulância, sonorização, área para o público e suporte institucional para o desenvolvimento das atividades na orla.
A Federação Paraense de Remo (Fepar) agradeceu o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “A receptividade, o compromisso e o cuidado com o desenvolvimento esportivo do município são marcas claras da atuação da Semel. Nos sentimos especialmente valorizados com o apoio integral que a Prefeitura de Belém tem dedicado ao Polo Pará-Remo, acreditando em nosso projeto e acompanhando de perto cada etapa do trabalho. Essa proximidade demonstra não apenas interesse, mas uma gestão visionária com um verdadeiro compromisso com um esporte inclusivo, assim como com a tradição do remo em nossa cidade”, destacou Raimundo Araújo, diretor-técnico da Fepar.
Representando o Paysandu Sport Club, a dirigente da comissão de remo, Gleyce Kelly, também falou sobre a relevância da competição. "É emocionante ver o esporte sendo valorizado dessa forma. O Paysandu sempre teve uma história forte no remo e poder estar aqui, presenciar nossos atletas brilhando, com apoio institucional, é motivo de orgulho. Esperamos que esse campeonato seja um marco para uma nova fase do remo no Pará", declarou.
A próxima etapa do Campeonato Paraense de Remo será no mês de junho.
*Com informações de Samuel Tembé.
Mín. 26° Máx. 27°