Uma programação repleta de interatividade, lazer e bem-estar movimentou o bairro do Guamá, neste domingo (4),reunindo mais de 600 jovens em uma ação promovida pela Prefeitura de Belém na Usina da Paz (Usipaz) do bairro. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal Executiva da Juventude (Sejuv), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), oferecendo atividades gratuitas voltadas ao cuidado físico, emocional e social da juventude.
Durante todo o dia, a UsiPaz se transformou em um verdadeiro clube da família, com moradores chegando em grupos de amigos e familiares para aproveitar o domingo em um ambiente seguro, acolhedor e cheio de energia positiva.A programação incluiu partidas de futebol e vôlei, aulas defitdance, massagens relaxantes, além de serviços de autocuidado como limpeza de pele edesignde sobrancelhas.
“Essa ação é mais uma demonstração do nosso compromisso com a juventude de Belém, especialmente em territórios como o Guamá, onde o acesso à cidadania deve ser constante e ampliado. O evento vem para valorizar, acolher e cuidar da nossa juventude com esporte, lazer e autoestima”, destacou o secretário da Juventude, Pedro Marques.
O titular da secretaria reforçou ainda a proposta integradora do evento: “Queremos promover bem-estar, que é essencial para criar oportunidades e fortalecer vínculos. Aqui, vimos jovens se divertindo, cuidando de si e construindo juntos um ambiente de paz”.
A estudante Beatriz Souza, 18, aproveitou o domingo de sol para curtir a piscina da UsiPaz. “Curtir uma piscina num domingo é algo difícil de fazer. Esse evento é uma oportunidade real de aproveitar o dia com muito lazer. Espero que aconteça outras vezes”, comentou.
Já Alex de Oliveira, 18, aproveitou para cuidar do visual. “Sempre tentei fazer minha sobrancelha sozinho e ficava tudo errado. Aqui, o tratamento foi de primeira. Vou sair com a sobrancelha arrumadinha”, disse, entre risos.
Essa é a segunda ação desenvolvida pela secretaria, voltada à juventude da capital paraense. A primeira aconteceu no mês de abril, na Usina da Paz do Jurunas. A proposta, segundo a Sejuv, é expandir a iniciativa para outros bairros de Belém. “Se queremos políticas públicas verdadeiramente eficazes para a juventude, elas exigem inclusão, esporte, saúde e cultura. É isso que vamos seguir promovendo em todas as regiões da cidade”, garante o secretário Pedro Marques.
Mín. 26° Máx. 27°