O Piauí alcançou um novo marco em eficiência e desburocratização. No mês de abril, o estado reduziu o tempo médio de registro de empresas para apenas 16 minutos, superando seu próprio recorde anterior de 45 minutos. Os dados são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Com este feito, o estado se mantém na liderança nacional como o mais ágil do Brasil nesse processo, consolidando-se como referência em praticidade e celeridade para empreendedores que desejam formalizar seus negócios.
Esse resultado expressivo é reflexo do trabalho contínuo da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), em sintonia com as ações administrativas do governador Rafael Fonteles, voltadas para a modernização e praticidade dos serviços públicos, possibilitando maior celeridade, desburocratização e acessibilidade ao cidadão piauiense. O apoio governamental, por meio de diversos programas de incentivo a tecnologia, investimento frequente na capacitação dos servidores, além da integração com órgãos parceiros, têm sido pilares fundamentais para transformar o cenário empreendedor do estado.
Inovação e crescimento
Conforme a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a meta é continuar inovando para tornar o processo de abertura de empresas cada vez mais eficiente e seguro, a fim de atender as expectativas do empresariado do Piauí.
Além de beneficiar o empreendedor, o novo tempo de registro reflete diretamente na economia local, ao estimular a formalização de novos negócios e gerar mais oportunidades de emprego e renda. Com isso, o Piauí se destaca como um dos estados mais preparados para apoiar o crescimento do setor produtivo.
“Neste mês de abril, batemos o nosso próprio recorde: agora, são apenas 16 minutos para constituir uma empresa no estado. Isso é o Piauí! Isso é resultado de um governo comprometido, de um gestor que está atento a esse mercado, a esse espaço, a esse ambiente de negócios,enxergando o que queremos: um Piauí forte, seguro e com uma economia cada vez mais crescente” destaca.
A inclusão da inteligência artificial nas rotinas produtivas da Jucepi também tem sido essencial para o desenvolvimento de um trabalho eficiente e inteligente. A princípio, a instituição está utilizando (ainda em fase de teste) a IA na análise dos processos, com um índice de acertos acima de 90%, o que é considerado um grande marco.
Hoje também com o portal Gov.Pi Empresas, o cidadão tem mais comodidade para abrir o seu negócio. São mais de 250 serviços disponíveis 24 horas, reunidos em um site intuitivo, e que garante economia de custos e redução de erros.
Com resultados concretos, a Jucepi segue firme em sua missão contínua de tornar o estado um polo de oportunidades para quem deseja empreender com agilidade, segurança e suporte público de qualidade.
Mín. 25° Máx. 26°