Mesmo durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador (1º de maio), a Prefeitura segue com equipes em campo executando serviços emergenciais para agilizar o reparo de danos causados pelas chuvas e realizar a limpeza de praças e demais áreas públicas.
Nesta quinta-feira (1), desde as primeiras horas do dia, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) atuam na SE-1, na região da Chácara dos Poderes, para fechar uma cratera aberta durante o temporal da semana passada, que resultou na interdição da via. Na sexta-feira (2), o expediente será facultativo nas repartições municipais.
“Nossa prioridade neste momento é garantir o direito de ir e vir da população, mantendo a trafegabilidade das nossas vias”, afirma o secretário Marcelo Miglioli.
Além de atuar para liberar o trecho o mais rápido possível, a Sisep também realiza a manutenção emergencial das estradas que estão sendo utilizadas como rotas alternativas, enquanto a SE-1 permanece interditada. Com a chegada do período de estiagem, os trabalhos de patrolamento e aplicação de cascalho na região serão intensificados.
No que diz respeito ao serviço de tapa-buracos, a força-tarefa criada no último dia 7 segue trabalhando intensamente, com atuação prevista até sábado, durante todo o dia. As equipes iniciam os trabalhos ao amanhecer, marcando os pontos da via que receberão novo asfalto. Em seguida, é realizada a etapa de corte geométrico do pavimento, limpeza dos buracos e, por fim, a aplicação da capa asfáltica com o auxílio de caminhões e rolo compressor. A meta é reparar de 1.500 a 2.000 buracos por dia ao longo da estiagem.
As equipes terceirizadas responsáveis pela roçada e limpeza de áreas públicas não atuarão neste feriado, mas retomarão os serviços na sexta-feira e no sábado (3 e 4 de maio). Esse tipo de manutenção tem sido prejudicado pelas chuvas frequentes. Com o solo encharcado, o serviço não pode ser realizado com máquinas pesadas, sendo necessário o uso de roçadeiras manuais. Como a vegetação cresce rapidamente, a execução do trabalho se torna mais complexa e demorada.
Para otimizar os recursos e ganhar eficiência, a Sisep adotou como estratégia a divisão dos serviços de roçada e limpeza por regiões. Dessa forma, evita-se o deslocamento constante entre bairros, o que gera economia de tempo e reduz a demanda logística com o transporte dos resíduos.
#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram as equipes realizando manutenção pela cidade.
Mín. 25° Máx. 27°