Quarta, 30 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Saúde Amazonas

Governador Wilson Lima solicita apoio do ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas

Serviços do Barco Hospital São João XXIII, antecipação da vacinação da gripe e fortalecimento para o interior foram os temas tratados com Alexandre...

30/04/2025 às 12h25
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima reuniu-se, nesta terça-feira (29/04), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar os avanços do Governo do Amazonas em ações de fortalecimento da assistência e solicitar apoio do Governo Federal para ampliar medidas na área da Saúde, entre elas o Barco Hospital São João XXIII, antecipação da vacinação contra a gripe e ferramentas para descentralizar os serviços no interior.

Ao ministro Alexandre Padilha, o governador Wilson Lima fez um balanço dos resultados alcançados no âmbito do programa Saúde Amazonas. O programa, lançado em 2020, na gestão de Wilson Lima, tem como objetivo principal reordenar e modernizar a rede pública de saúde, promovendo melhorias estruturais e operacionais para ampliar o acesso e a eficiência dos serviços de saúde.

“Nós viemos trazer ao ministro os avanços que estamos fazendo na saúde, sobretudo com a implantação da Telessaúde para redução de filas e a atenção com o atendimento no interior, o processo de descentralização com o Barco Hospital e, também, a implantação de UTIs, que já temos em alguns municípios. É importante que o ministério esteja envolvido nesse processo para que haja a habilitação e participação do SUS”, afirmou o governador Wilson Lima.

Continua após a publicidade

Além do governador Wilson Lima, também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade; o deputado federal Fausto Júnior; e a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Na ocasião, Wilson Lima destacou a importância de estratégias inovadoras adotadas pelo Governo do Amazonas na área da saúde, como a assistência executada nas comunidades ribeirinhas mais distantes pelo Barco Hospital São João XXIII. Com oito expedições, a estrutura moderna tem três andares e é equipado com tecnologia de ponta para atendimento hospitalar.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Diego Peres/Secom

A apresentação pontuou os avanços na redução de filas do Sistema de Regulação (Sisreg) para consultas com o programa Saúde AM Digital, levando teleconsultas e telediagnósticos para todo o Amazonas. O programa está na segunda etapa, com atendimentos em estruturas fixas e de forma remota para 12 especialidades com maior demanda no Complexo Regulador.

Entre os serviços de descentralização e regionalização da saúde, o governador Wilson Lima reforçou a importância do programa Melhor em Casa; a criação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Neonatal em municípios do interior; e os resultados esperados com a repactuação da saúde pelo Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior.

Continua após a publicidade

Vacinação

O governador Wilson Lima também solicitou apoio do Governo Federal para fortalecer a campanha de imunização contra a gripe no Amazonas. O objetivo é tornar definitiva a data do calendário de vacinação para o segundo semestre no Amazonas levando em conta o clima e a geografia da região, antecedendo o período de chuvas.

“Essa sempre foi uma luta do Amazonas junto ao Ministério da Saúde, porque a campanha nacional começa em abril, mas no Amazonas os sintomas e casos da gripe começam em novembro. Neste ano, de forma definitiva, o nosso calendário de vacinação vai começar em agosto, que é quando a cepa estará disponível para o Amazonas”, concluiu o governador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários