Terça, 29 de Abril de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Cidades Porto Velho - RO

Prefeitura e Hospital do Amor promovem mutirão de saúde para mulheres dos distritos de Porto Velho

Iniciativa faz parte do projeto Mulheres do Campo e teve como destaque a realização de exames preventivos

29/04/2025 às 16h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Na última semana, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), e o Hospital do Amor promoveram uma ampla ação de saúde no distrito de Jaci-Paraná, voltada especialmente para as mulheres que trabalham no campo nos distritos de Porto Velho.

A iniciativa faz parte do projeto Mulheres do Campo e teve como destaque a realização de exames preventivos, como mamografia e papanicolau, realizados na carreta do Hospital do Amor, símbolo do cuidado e prevenção.

Mulheres dos distritos de União Bandeirantes, Morrinhos, Mutum-Paraná, Jaci-Paraná e das Linhas do Pavão participaram da iniciativa. A ação integra a primeira etapa do projeto, que busca ampliar o acesso dessas trabalhadoras rurais à saúde preventiva, um direito fundamental que muitas vezes não chega até elas.

A coordenadora do projeto Mulheres do Campo, Sâmia Cardoso, destacou a importância da iniciativa. "Essas mulheres são fundamentais para a economia rural e precisam ser cuidadas. Além dos exames, foi oferecido suporte psicológico, assistência social e orientação com fisioterapeuta para que possam entender a importância da prática de exercícios físicos mesmo no campo, prevenindo lesões por movimentos repetitivos," explicou.

Continua após a publicidade

Além dos exames, foi oferecido suporte psicológico
Além dos exames, foi oferecido suporte psicológico
Segundo o secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, o objetivo é que essas políticas públicas se tornem permanentes. "Estamos levando dignidade e cuidados para quem mais precisa. Essa é apenas a primeira etapa do projeto para essas mulheres que são a base da produção agrícola do nosso município. Esse olhar atento da gestão municipal fortalece a agricultura e, principalmente, a saúde das nossas produtoras", ressaltou.

Entre as mulheres atendidas, a agricultora Ana Paula Goes dos Santos Pinheiro, do distrito de União Bandeirantes, emocionou-se ao comentar a ação. “É difícil pra gente ter acesso a esses exames. Eu mesma nunca tinha feito mamografia. Hoje saio daqui mais tranquila, sabendo que estou cuidando da minha saúde," disse.

Continua após a publicidade

Já Jociele Ribeiro, do distrito de Morrinhos, reforçou que iniciativas como essa fortalecem a autoestima e a confiança das mulheres. "A gente às vezes esquece da gente, porque o trabalho no campo é pesado. Com essa ação, a Prefeitura mostra que se importa com a gente," afirmou.

Moradora do distrito de Mutum-Paraná, Renata Conceição de Jesus também ressaltou a importância do apoio emocional. "Muitas de nós têm vergonha ou medo de fazer esses exames. Ter palestras motivacionais antes dos atendimentos nos ajudou muito a ficar mais à vontade," contou.

Continua após a publicidade

Ação integra a primeira etapa do projeto
Ação integra a primeira etapa do projeto

A enfermeira-chefe da carreta do Hospital do Amor, Viviane de Abreu Silva, destacou que o trabalho em parceria com a Prefeitura é essencial para salvar vidas. "O diagnóstico precoce é a chave para o sucesso no tratamento do câncer. Estamos felizes em fazer parte dessa mobilização," afirmou.

Além dos exames de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também participou com atendimentos odontológicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Prefeitura, além da entrega de medicamentos mediante receita médica e vacinação.

O secretário da Semusa, Jaime Gazola Filho, reforçou que a saúde pública deve ser descentralizada para alcançar quem está distante. "Nosso compromisso é garantir saúde de qualidade para todos, especialmente para quem mora nas áreas mais distantes. Essa ação é um exemplo de como podemos mudar realidades," declarou.

Durante o evento, foram atendidas cerca de:

100 mulheres de União Bandeirantes,
26 de Mutum-Paraná,
18 de Morrinhos,
27 das Linhas do Pavão,
37 de Jaci Paraná

Em um caso registrado, uma agricultora precisou de assistência especial após passar mal por pressão psicológica. O episódio reforçou a importância de criar um ambiente acolhedor e seguro, tirando as mulheres de seus locais habituais e promovendo palestras motivacionais para tranquilizá-las antes dos exames.

Texto:Jean Carla Costa
Fotos:Sâmia Cardoso e Adirleide Dias

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários