Inovar para desenvolver e impulsionar as conquistas dos portos brasileiros. Com esse propósito, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) promoverá, nos dias 7 e 8 de maio, em Salvador (BA), a segunda edição das Caravanas da Inovação Portuária. A iniciativa itinerante visa fortalecer e difundir a cultura da inovação no setor portuário nacional, inspirando-se no modelo das Caravanas Federativas, criadas pelo Governo Federal para estreitar a cooperação entre União, estados e municípios.
Estão previstas as participações da secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e demais autoridades e especialistas do setor.
"Ao lado da Antaq e da Hub Brasil Export, percorreremos todo o país, começando pelo nosso Nordeste, para debater a importância da tecnologia nos portos públicos e privados, além de aprimorar a governança dos nossos terminais, com foco na agenda ambiental. O 'Porto Sem Papel', por exemplo, visa modernizar e desburocratizar os processos administrativos e operacionais, promovendo a digitalização e a integração de dados entre autoridades. Com isso, nossos portos se tornam cada vez mais ágeis e sustentáveis, impulsionando o futuro verde do Brasil," destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O evento também busca fortalecer a integração entre os portos e as comunidades do entorno, fomentando o desenvolvimento social local por meio de atividades portuárias. A programação inclui painéis temáticos, visitas técnicas e oportunidades de networking para impulsionar a inovação no estado da Bahia. Através de fóruns e atividades práticas, a Caravana pretende promover um ambiente de diálogo aberto, com foco nos desafios à inovação nos complexos portuários do país.
A proposta do MPor prevê a realização de eventos em seis complexos portuários das regiões Nordeste e Sudeste ao longo de 2025. Além de Salvador (BA), os portos de Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Itaqui (MA) sediarão as próximas edições. Em fevereiro, Pernambuco recebeu a primeira Caravana, realizada no Porto Digital e no Porto do Recife, reunindo gestores, empresas, especialistas e órgãos públicos do setor portuário.
As ações das Caravanas da Inovação Portuária estão estruturadas em três eixos: inspirar, compartilhar e conectar, proporcionando um ambiente colaborativo em que inovações possam ser discutidas e implementadas. Entre os objetivos estão a sensibilização das autoridades portuárias para a importância da inovação, o estímulo à formação de parcerias estratégicas e o desenvolvimento de um portfólio de projetos que envolva toda a cadeia logística do setor.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 25° Máx. 28°