Principal vetor do desenvolvimento turístico, econômico e social do leste do Estado do Amazonas, o aeroporto de Parintins recebeu aval do Governo Federal para retomar os voos aéreos com aeronave de grande porte, também conhecida como a jato. A liberação foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na última semana, após a prefeitura do munícipio, administradora do local, finalizar uma série de reparos na infraestrutura, como a recuperação na pista de pouso e decolagem, a revitalização das sinalizações e o tratamento do lixão e da coleta de dejetos em torno do espaço.
A retomada das operações com aeronaves a jato chega no momento em que a cidade se prepara para receber milhares de turistas de todo mundo no Festival de Parintins, uma das maiores e mais importantes festas populares brasileiras, celebrada anualmente no segundo maior município amazonense.
"A aviação civil é extremamente importante e relevante para impulsionar os setores da nossa economia. Na região Norte do país, onde o modal é fundamental para o desenvolvimento do turismo, nós estamos trabalhando para fomentar, cada vez mais, as operações do setor. O aeroporto de Parintins está se preparando para receber turistas do mundo todo, que vão poder participar presencialmente de um dos eventos mais populares da nossa história", ressaltou o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.
Com a suspensão da restrição, o administrador aeroportuário, em conjunto com as companhias aéreas, deverá apresentar Plano de Gerenciamento de Risco Conjunto, conforme Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC). O documento terá que ser encaminhado à Agência até 31 de maio de 2025.Nos próximos dias, a Anac vai se reunir com representantes da Prefeitura de Parintins para orientar sobre o gerenciamento conjunto de risco, a fim de garantir segurança nas operações das companhias aéreas.
A limitação de voos no aeroporto de Parintins foi imposta, em dezembro do ano passado, após técnicos da agência reguladora identificar a necessidade de manutenções corretivas na infraestrutura local. A restrição aplicada, no entanto, apenas delimitou a quantidade máxima de operações por dia, garantindo mais segurança e eficiência operacional.
Principal hub logístico aéreo do estado, o aeroporto de Parintins vem acumulando crescimento na movimentação de passageiros. No último ano, o terminal teve alta de 3% no indicador, saltando 38 mil turistas transportados em 2023 para 40 mil no ano seguinte. Diante da liberação técnica para operar aeronaves maiores, a projeção é que mais pessoas utilizem a infraestrutura em 2025.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 25° Máx. 28°