Terça, 29 de Abril de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral ALEMA

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ação de educadores ambientais em favor da fauna maranhense

Biólogos Bruno da Silva Nunes Lacerda e Karen Estefani Carvalho dos Santos integram Laboratório de Conservação e Ecologia da Vida Silvestre (Lab-CE...

28/04/2025 às 20h51
Por: Redação Fonte: ALEMA
Compartilhe:
Karen Estefani Carvalho dos Santos e Bruno da Silva Nunes Lacerda com a radialista Maria Regina Telles
Karen Estefani Carvalho dos Santos e Bruno da Silva Nunes Lacerda com a radialista Maria Regina Telles

Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas

O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu na manhã desta segunda-feira (28) os biólogos conservacionistas e educadores ambientais Bruno da Silva Nunes Lacerda e Karen Estefani Conceição Carvalho dos Santos. Eles são integrantes do Laboratório de Conservação e Ecologia da Vida Silvestre (Lab-CEVS), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, os biólogos conservacionistas fizeram uma explanação sobre as atividades do Lab-CEVS, entre elas ações voltadas para a conservação da biodiversidade e para a preservação de espécies da fauna maranhense ameaçadas de extinção.

“Para nós, esta questão é muito preocupante, pois o Maranhão possui dois biomas: a Amazônia e o cerrado, e temos dados e estatísticas que mostram um cenário alarmante de desmatamento, que causa fragmentação do habitat natural”, afirmou Bruno da Silva Nunes Lacerda.

Continua após a publicidade

Ele explicou que no Laboratório de Conservação e Ecologia da Vida Silvestre há um importante projeto de extensão, intitulado “Na Mira da Extinção”, que enfoca espécies da fauna maranhense ameaçadas de extinção, como a anta, o gato do mato, a onça pintada e a raposinha do campo.

Caça e tráfico

Continua após a publicidade

A bióloga conservacionista e educadora ambiental Karen Estefani Conceição Carvalho dos Santos observou que, além do desmatamento, a fauna maranhense vê-se ameaçada também pela caça e tráfico de espécies e, ainda, por doenças que podem ser transmitidas de animais domésticos para animais silvestres.

Graduados em Ciências Biológicas, Bruno Lacerda e Karen Estefani agora fazem pós-graduação no Programa de Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

Continua após a publicidade

Eles informaram que o Lab-CEVS é basicamente uma continuidade das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade (NuPEC-Bio), outrora existente e ligado ao Departamento de Biologia da Uema.

Desta forma, mesmo não tendo sido formalmente institucionalizado, o Lab-CEVS já vem atuando há tempos nas esferas estadual, nacional e internacional. Projetos ligados a este laboratório estão presentes em diversos biomas e estados do Brasil, assim como em outros países, de acordo com os projetos ligados aos Programa de Conservação e Pesquisa Gatos do Mato – Brasil/Américas e do ‘working group’ Tiger Cats Conservation Initiative (TCCI), todos sob a coordenação do chefe deste Laboratório.

Assista à entrevista na íntegra:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários