O Piauí recebeu, até o momento, 568 mil doses da vacina contra a Influenza enviadas pelo Ministério da Saúde. A nova remessa, composta por 248 mil doses, é a terceira enviada ao estado, que já havia recebido, anteriormente, 88 mil e 232 mil doses. Os imunizantes serão utilizados na campanha de vacinação que iniciou no dia 7 de abril.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as vacinas já estão sendo distribuídas por meio da Rede de Frio estadual e encaminhadas às Regionais de Saúde e aos municípios piauienses. A vacinação será realizada em dose única e abrangerá todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Além dos grupos que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, a campanha também incluirá puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais da segurança, pessoas com deficiência permanente, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, membros das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, servidores do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
O Dia D de mobilização da campanha está marcado para 17 de maio e será realizado de forma integrada com a vacinação contra o HPV.
A meta estabelecida pela Sesapi é vacinar ao menos 90% dos integrantes dos grupos prioritários durante o período da campanha. Após esse prazo, as doses remanescentes da vacina contra Influenza estarão disponíveis para imunização de rotina em toda a rede pública de vacinação durante todo o ano.
“Já iniciamos o envio dos imunizantes para que os municípios possam se organizar e dar início à vacinação. Pedimos que a população fique atenta aos locais definidos por cada município e aos períodos de imunização dos grupos prioritários para que todos tenham acesso às vacinas e possam se proteger. Quem não conseguir tomar a dose do imunizante no período da campanha poderá procurar os postos de saúde para tomar a vacina que ficará disponível durante todo o ano”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.
A vacina contra a Influenza de 2025 protege contra três cepas do vírus: H1N1, H3N2 e B. Pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sendo contraindicada apenas para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Mín. 25° Máx. 28°