Quinta, 17 de Abril de 2025
30°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Sorriso - MT

Sorriso recebe certificação do Ministério do Turismo e avança na rota do turismo nacional

Sorriso recebeu a certificação do Ministério do Turismo (MTur) na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro, destacando-se como destino turístico d...

08/04/2025 às 20h15
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Sorriso recebeu a certificação do Ministério do Turismo (MTur) na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro, destacando-se como destino turístico de relevância nacional.

 A certificação do MTur é realizada bienalmente, avaliando critérios como desempenho econômico do turismo, infraestrutura de hospedagem, geração de empregos no setor, fluxo de visitantes e arrecadação de impostos relacionados ao turismo.

O Conselho Municipal de Turismo de Sorriso também foi certificado, evidenciando a organização e a efetividade das políticas públicas voltadas ao setor. Em reunião realizada em janeiro de 2025, foram discutidas estratégias para impulsionar o turismo local, como o monitoramento do fluxo turístico e a elaboração de um calendário de eventos.

De acordo com o Mapa do Turismo Nacional, o Brasil possui 353 regiões turísticas, que são compostas por 2.693 municípios. Mato Grosso, por sua vez, está inserido em 15 regiões turísticas, com um total de 62 municípios. Sorriso integra a Região "Portal do Agronegócio", que engloba cidades com grande potencial turístico e de desenvolvimento econômico.

Continua após a publicidade

Nelson Eduardo Pereira, secretário adjunto de Turismo de Sorriso, destaca a importância da certificação: "Atualmente, o nosso município está na categoria B da classificação do Mapa do Turismo, o que evidencia o nosso potencial turístico, um patamar alcançado por poucas cidades do país."

A inclusão no Mapa do Turismo permite que Sorriso acesse recursos do Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR), destinados ao financiamento de projetos que promovam o desenvolvimento do turismo. Esses recursos podem ser utilizados tanto pela iniciativa pública quanto a privada para aprimorar a infraestrutura turística, capacitar profissionais e realizar eventos.

Continua após a publicidade

É essencial que os profissionais do turismo se cadastrem no CADASTUR, sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos. O registro no CADASTUR confere legitimidade e visibilidade aos profissionais, além de ser requisito para acessar benefícios e participar de programas voltados ao setor. O cadastro pode ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Sorriso, localizada anexa ao Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol.

  • Texto: Larissa Gribler

    Continua após a publicidade

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários