Sábado, 23 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cultura Licor

Festival do Licor de Cachoeira

O público vai beber, votar e escolher !

04/05/2022 às 18h39
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Compartilhe:
Em 2021 o Festival do Licor recebeu, representando a Bahia, o prêmio de Economia Criativa pela Fundação Joaquim Nabuco. Importância econômica. Foto: Card divulgação
Em 2021 o Festival do Licor recebeu, representando a Bahia, o prêmio de Economia Criativa pela Fundação Joaquim Nabuco. Importância econômica. Foto: Card divulgação

Cachoeira volta a ocupar a posição de Capital do Licor na Bahia! Isso porque de 10 a 25 de junho será realizada a terceira edição do Festival do Licor, que  promove uma degustação ao ar livre dos melhores licores produzidos em Cachoeira e o concurso “Sabores da Bahia”, com licores de diversas cidades do estado que, a partir da votação do público, serão premiados. 

O licor mais votado na categoria “Sabores da Bahia receberá” o selo do prêmio para envelopamento de sua próxima produção, além de R$5.000,00 (cinco mil reais). As inscrições para participantes estão abertas até o dia 25 de maio e podem ser feitas no site www.festivaldolicor.com.

E tudo acontecerá na “Passarela do Licor” especialmente montada no Porto da Cidade, bem em frente à Rodoviária local, tendo como pano de fundo a centenária Ponte D. Pedro II. Na “Passarela do Licor” estarão todos os  licores participantes do Festival, mais de 20 confirmados até agora, e o visitante ao entrar receberá uma caneca de barro personalizada que dará direito a uma dose de cada um dos licores inscritos. 

Ao final da degustação um totem com QR Code conduzirá à página de votação no melhor licor do festival e cada pessoa votará de seu próprio celular. O acesso à “Passarela do Licor” custará R$10,00 e será agendado (dia/hora) através de sistema disponível no site do Festival, até o limite de 400 visitas por dia. No total são esperados cerca de 6 mil pessoas durante os 15 dias do evento. Em 2021 o Festival do Licor recebeu, representando a Bahia, o prêmio de Economia Criativa pela Fundação Joaquim Nabuco.

Continua após a publicidade

Importância econômica 

O Festival do Licor contribui diretamente para fortalecer a produção e o escoamento do produto, tão prejudicado pelo contexto da pandemia, além de incrementar financeiramente os fábricos. Também contribui para a recuperação do setor turístico no Recôncavo baiano, em especial da cidade de Cachoeira, unindo setor hoteleiro, transporte, restaurantes e agências de viagens. E mais uma vez consolida a cidade de Cachoeira como Capital do Licor, reafirmando seu potencial de pólo produtor da bebida mais consumida nos festejos juninos, além de dar visibilidade aos produtores e impulsionar a venda do licor durante todo o mês de junho.

Continua após a publicidade

O projeto Festival do Licor iniciou suas atividades em 2018 com o mapeamento dos licores da cidade de Cachoeira, nomeada como a Capital do Licor por reunir a maior quantidade de produtores e o maior renome na produção da bebida. O sucesso foi tão grande que desde o primeiro ano em que foi lançado o Festival chamou a atenção dos produtores de licor de diversas outras cidades, interessados em participar da disputa. Isso porque a “disputa” nunca foi o foco principal do Festival e sim o mote para dar a conhecer os mais de dez fabricantes de licor que existem na cidade. 

Em 2019 o festival reuniu 10 produtores de licor de Cachoeira, disputando em duas categorias — melhor licor tradicional e melhor do ano. Em 2020, com a pandemia, o Festival não pôde acontecer devido às medidas de isolamento social. O grande legado do Festival do licor, sem dúvida alguma é a visibilidade em torno dos produtores de licor, colocando-os em evidência - não só́ os já́ tradicionalmente conhecidos — e alavancar as vendas: a maioria dos empreendimentos viu sua venda triplicar após a realização do Festival do Licor, mesmo com a pandemia.

Continua após a publicidade

Mais informações:

www.festivaldolicor.comwww.instagram.com/festivaldolicorwww.facebook.com/festivaldolicor 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira - BA
Cachoeira - BA
Sobre o município Cachoeira é considerada Monumento Nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1971, o município de Cachoeira, situado no recôncavo sul, depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco e o maior estaleiro cultural independente do Brasil. Foi sede de governo durante a Guerra da Independência. Ali foram organizados e treinados os batalhões que lutaram em Salvador e em Cachoeira contra os ataques portugueses.
Salvador, BA Atualizado às 06h07 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 27°

Dom 24°C 24°C
Seg 25°C 23°C
Ter 25°C 24°C
Qua 26°C 24°C
Qui 27°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes