Segunda, 31 de Março de 2025
28°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades VER-O-CUIDADO

Diagnóstico da política do cuidado em Belém é apresentado à sociedade

O projeto Ver-o-Cuidado é uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém e Fundação Papa João XIII (Funpapa), com apoio da Open Society Found...

29/03/2025 às 00h31
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Foto: Ascom - Maurá Carválho
Foto: Ascom - Maurá Carválho

O projeto Ver-o-Cuidado é uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém e Fundação Papa João XIII (Funpapa), com apoio da Open Society Foundations, que teve por objetivo estabelecer um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município. O estudo completo foi apresentado na cerimônia de encerramento do projeto na tarde desta sexta-feira, 28, no auditório principal do Palácio Antônio Lemos com a presença do vice-prefeito, Cássio Andrade, do presidente da Funpapa, Arthur Houat, da representante da Onu Mulheres em Belém, Janaína Gontijo e de representantes do comitê municipal e da sociedade.  

 Iniciado em maio de 2022, o projeto foi desenvolvido em duas frentes. A primeira teve como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse sistema de cuidado. Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançaram as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica.

De acordo com o presidente da Funpapa, Arthur Houat, “é muito importante seguirmos nos posicionando acerca da execução da política do cuidado em nossa cidade, levando em consideração a valorização desse trabalho e suas especificidades, além do cenário que essas mulheres vivem. Essa experiência nos traz reflexões profundas do impacto não somente social, como também econômico em nossa cidade e esse diagnóstico nos traz embasamento para elaboração de políticas públicas eficazes”, declarou.

- Crédito: Ascom - Maurá Carválho
- Crédito: Ascom - Maurá Carválho

Durante o evento, foi detalhado todo o levantamento obtido que é resultado da análise de dados secundários de bases oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da própria Prefeitura de Belém em combinação com pesquisa e entrevistas que ouviram mulheres moradoras de diferentes regiões de Belém, além de servidoras e servidores municipais atuantes em instituições ligadas às políticas de cuidado.

Continua após a publicidade

Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres relembrou o desafio da implantação do projeto e do quanto é prazeroso chegar nesse momento de encerramento com a cidade de Belém com uma olhar humanizado da gestão pública acerca do trabalho. “Todo mundo precisa de cuidado em algum momento da vida e fazer esse projeto é a concretização de um sonho que visa melhorar a vida de muitas mulheres que ainda tem esse cuidado invisibilizado” declarou, Querino.

Reafirmando a importância do cuidado para o desenvolvimento sustentável, o evento também contou com um painel sobre a relação entre os cuidados e as mudanças climáticas, em um contexto de fortalecimento das políticas de cuidados na preparação para a COP 30. O encontro ainda abordou os pontos necessários para que se avance na institucionalização de uma Política Municipal de Cuidados, com foco na criação de um sistema de cuidados integrado e sustentável.

Continua após a publicidade

No evento também foram compartilhadas as conclusões do Ver-o-Cuidado, desenvolvido entre 2022 e 2025, que contou com o engajamento de representantes da gestão municipal e de uma ampla frente de organizações da sociedade civil e produziu diversos produtos de conhecimento que servirão de legado para outros municípios que queiram implementar políticas de cuidado possam ter acesso aos conhecimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários