Sábado, 29 de Março de 2025
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Turismo Turismo

Debate sobre destinos turísticos inteligentes do Paraná reúne Governo do Estado e municípios

Encontro no Smart City teve a participação de representantes de municípios paranaenses selecionados pelo Ministério do Turismo para implementação ...

26/03/2025 às 08h31
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SETU
Foto: SETU

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), participou nesta terça-feira (25) de um painel sobre os Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) do Paraná. O encontro fez parte da programação do Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades Inteligentes das Américas, que ocupa o espaço da Ligga Arena.

Com uma combinação de programas e startups fomentadas pela gestão estadual, o Paraná apresenta na 6ª edição do evento em Curitiba uma série de iniciativas que atestam sua posição de destaque no cenário inovador nacional, como é o caso do setor do Turismo. O painel sobre destino turístico inteligente reuniu cerca de 50 pessoas, incluindo representantes de municípios paranaenses selecionados para implementação da metodologia DTI pelo Ministério do Turismo.

Para adquirir a classificação, o município tem que investir e aprimorar nove pilares: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte e criatividade. As cidades que cumprem 80% dos requisitos adquirem o selo DTI.

Atualmente são três municípios estaduais chancelados pelo Ministério do Turismo: Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Outros 11 são reconhecidos como destinos inteligentes pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR). São eles: Guaratuba, Guarapuava, Londrina, Campo Largo, Pato Branco, Maringá, Bituruna, Carambeí, São José dos Pinhais, Umuarama e União da Vitória.

Continua após a publicidade

Petterson Gherlandi, coordenador de Dados e Estratégia Turística da Setu, explica a escolha deste tema para ser abordado na Smart City. "Não poderíamos escolher outro evento para abordar esse tema”, afirmou Gherlandi. “A Smart City é um palco de muitas inovações, em diversas áreas, sendo espaço fértil para valorizar esses Destinos Turísticos Inteligentes. Apesar de o DTI não ser um atrativo de fato, ele ajuda a compor estratégias necessárias para que um destino se torne cada vez mais atrativo no mercado", explicou.

DTI– O Destino Turístico Inteligente é uma metodologia de gestão que surgiu na Espanha em meados de 2012. No Brasil é viabilizado primordialmente pelo Ministério do Turismo. "Na prática, juntando Sebrae e Ministério, podemos dizer que o Estado tem 14 destinos turísticos inteligentes. É importante divulgar esse conceito, porque essa exclusividade ajuda a potencializar o turismo nas regiões paranaenses", disse Patrícia Albanez, coordenadora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PR.

Continua após a publicidade

FEEDBACKS– Quem aprovou o painel foi a participante Ana Carolina Vilas Boas, coordenadora de Novos Negócios da empresa Imagem Geosistemas. "Estou aqui para saber um pouco mais sobre as tendências do setor. O tema nos interessa muito, porque conseguimos melhorar nossas estratégias. Foi muito rico conhecer os DTIs paranaenses, graças a interação entre diversos atores, entendendo como o setor se conecta com a população", disse.

AGENDA– Na sequência da programação do Smart City Expo Curitiba, a Secretaria do Turismo promove ainda outro painel. Nesta quarta-feira (26), a partir das 11h30, a pasta realiza palestras sobre transformação digital, com destaque ao Sistema de Dados da Secretaria (SiTU), ferramenta desenvolvida pelo órgão em 2023, que compila os primeiros indicadores do setor paranaense.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários