Com o tema “Peregrinos de Esperança”, a trezena e festa em honra a São José, que começou no último dia 6 de março, encerrou sua celebração na noite desta quarta-feira, 19, data que marca o dia do santo, reunindo fiéis do bairro Petrolar e adjacências. A programação, que contou com diversas atividades religiosas e sacerdotes convidados, encerrou com a missa e bênção com o Santíssimo, celebrada pelo padre Diego Alberto. O prefeito Gustavo Carmo, o vice-prefeito Luciano Sérgio e o secretariado municipal compareceram para prestigiar esse momento de fé e tradição católica.
“Este ano, por ocasião do ano jubilar, decidimos celebrar a trezena de São José através de uma festa que renovou a vida paroquial, mobilizando o envolvimento dos grupos pastorais, movimentos e serviços da nossa paróquia, da nossa cidade, justamente porque é uma festa que também envolveu toda Alagoinhas. Tivemos o apoio de todos os padres da paróquia, do nosso bispo. Essa trezena de São José foi de muitas graças e de muitas bênçãos para toda a comunidade da Paróquia São José, aqui do Jardim Petrolar”, frisou o pároco José Ilson.
Convidado de honra para celebrar a missa especial de encerramento da trezena, padre Diego Alberto enalteceu a oportunidade de estar próximo dos fiéis dessa paróquia. “A fé na cidade de Alagoinhas tem tomado uma magnitude muito maior, o que cabe também para nossos padres e para mim, sobretudo no dia de hoje, o desafio de oferecer uma pregação que ajude as pessoas em seu processo de conversão. Ao mesmo tempo, é uma grande alegria participar de um momento tão festivo e tão expressivo como tem sido a festa de São José aqui no Petrolar”, disse.
Prestigiando o evento, o prefeito Gustavo Carmo falou sobre a tradição da festa que marca o dia de São José e seu impacto na continuidade da fé cristã. “Vejo essa celebração de São José como algo importante, que mantém viva essa memória, algo sempre presente em nossa cidade, aqui no Jardim Petrolar, na Paróquia de São José. Inclusive, essa paróquia se reinventou do ponto de vista da estrutura física, tornando-se uma das que mais se modernizaram em nossa cidade. Hoje tem uma estrutura belíssima, fomentando uma festa muito grande. Ficamos felizes de poder contribuir através da prefeitura e de também participar desse momento.”
Após a missa, o público acompanhou a procissão pelas ruas do bairro, encerrando os festejos em honra a São José. “Foi uma trezena de muito acolhimento. Venho há anos e percebi que o público vem aumentando. Tivemos muitas pessoas participando de todos os dias, e no encerramento foi muito bonito ver a quantidade de fiéis. Espero que a cada ano aumente mais”, disse Lana Amorim.
Devoto de São José há mais de 20 anos, José Luiz Marcelino contou que frequenta a Paróquia São José semanalmente, mas que intensifica a presença durante a trezena em homenagem ao santo. “Moro vizinho e tenho São José como meu santo de coração. O padre Ilson fez o convite e estamos aqui prestigiando essa festa. A igreja, a missa, isso tudo faz parte da nossa vida, é uma forma de mantermos a nossa fé em Deus e em São José também”, finalizou.
Mín. 25° Máx. 28°