O secretário de Educação, Patrick Tranjan, visitou neste domingo (16), osanexos da Escola Bosquepara conhecer de perto as condições da sede e das unidades ribeirinhas. A partir dessa visita, umplano de açãoserá colocado em prática parasolucionar os problemas estruturaise garantir umensino de qualidadepara os estudantes dessas comunidades.
Foram identificadosdiversos desafios, como falta de ar-condicionado, instalações elétricas precárias e dificuldades no acesso às escolas devido às marés e à logística do transporte escolar. Em Jutuba, por exemplo, a unidade precisa de ampliação para atender à crescente demanda, além de um novo sistema de energia mais eficiente. Já em Cotijuba, mobiliários danificados, equipamentos deteriorados e a ausência de manutenção serão prioridade na reestruturação planejada pela Secretaria.
Durante a visita, o titular da Semec, Patrick Tranjan, destacou as condições preocupantes da infraestrutura. “A escola tem uma estrutura muito boa, mas equipamentos completamente deteriorados.Salas de aula, carteiras, freezer e geladeira completamente enferrujados,mobiliário do refeitório super precário, estrutura de salas com piso quebrado, sem ar-condicionado, e a gente veio aqui para ajudar, entender quais são os problemas para a gente conseguir intervir”, afirmou o secretário.
Moradores da comunidade também denunciamproblemas na unidade Faveira.Segundo eles, algumas aulas não estão começando no horário previsto, prejudicando os alunos. A reclamação será apurada por uma equipe da Semec.
A questão do saneamento também entra nesse plano de ação.Um novo modelo de manutenção será implementadopara que as escolas não fiquem sobrecarregadas com essa responsabilidade. Além disso, medidas estão sendo estudadas paraotimizar o transporteda merenda e garantir que os alimentos cheguem às unidades de formamais eficiente.
Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação reafirma seu compromisso com a melhoria da infraestrutura das escolas ribeirinhas, garantindo um ambiente mais seguro, confortável e adequado para o aprendizado.
Texto: Beatriz Sampaio/Ascom Semec
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