Domingo, 24 de Novembro de 2024
22°

Chuva

Salvador, BA

Assistência Social Tocantins

Com apoio do Governo do Tocantins, encontro do Conselho Estadual de Assistência Social teve a participação de mais de 100 profissionais

Encontro tem objetivo de esclarecer dúvidas em relação à representatividade dos trabalhadores

03/05/2022 às 14h30
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Encontro tem objetivo de esclarecer dúvidas em relação a representatividade dos trabalhadores - Foto: Leandro Paiva/Governo do Tocantins
Encontro tem objetivo de esclarecer dúvidas em relação a representatividade dos trabalhadores - Foto: Leandro Paiva/Governo do Tocantins

Mais de 100 profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) participaram, na manhã da terça-feira, 3, da reunião on-line,Live representatividade da sociedade civil nas instâncias de controle social do Suas. O encontro, organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), com o intuito de esclarecer dúvidas em relação à representatividade dos trabalhadores.

Durante a palestra principal sobre: Representatividade dos trabalhadores do Suas nas instâncias de controle social do Suas, com ênfase na Resolução n° 6, de 21 de maio de 2015, a representante dos trabalhadores pelo Conselho Nacional de Assistência Social, Irene Rodrigues, falou sobre a Resolução n° 6 da forma de representação, com enfoque que não há auto-representação no controle social e sobre a importância da organização dentro dos locais de trabalho e a participação popular como direito constitucional. A representante destacou a importância da paridade e da proporcionalidade nos conselhos, sempre com respeito democrático do processo eleitoral.

A presidente do Conselho Regional de Psicologia, Ivanize Fátima Giongo Sartori, frisou a necessidade de impulsionar cada vez mais a representação dos trabalhadores. "O exercício da psicologia, nesses contextos, pode contribuir significativamente na compreensão do cenário político vivido no Brasil e na composição de práticas de resistência a todos os processos que violam a cidadania e os direitos fundamentais da população a uma vida digna", afirmou.

A presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), como entidade dos trabalhadores dos Conselhos de Assistência Social, Taciane de Oliveira, informou sobre as normas para avaliação do assistente social que representará o Cress. "O candidato não pode se indicar por meio de ofício e sim por edital avaliado pelo conselho. Os Conselhos precisam enviar os editais de eleição. A indicação só pode ser realizada pela entidade", explicou.

Continua após a publicidade

O representante do Fórum dos Trabalhadores do Suas no Tocantins (Fetsuas), Emanoel Aires, explicou que os trabalhadores do Suas devem criar um calendário de reuniões da categoria nos municípios. “Devem escolher as pessoas que querem e enviar para suas entidades e organizações, para serem apenas referendados por suas instituições e não aceitar que sejam indicadas pelas entidades sem as indicações dos trabalhadores locais, respeitando assim a democracia, o estado democrático de direito e o Suas", sugeriu.

"Foi umalivecom grande êxito por ter tido uma participação massiva dos trabalhadores dos Suas e dos Conselheiros Municipais. Os municípios agora têm um melhor alinhamento, com relação às suas representatividades de trabalhadores dentro dos Conselhos de Assistência Social. Acredito que houve um alinhamento de acordo com a Resolução n° 6, de 2015", afirmou a presidente do Ceas, Simone Braga.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários