Terça, 26 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Santa Catarina

Epagri/Ciram disponibiliza novo serviço de visualização de previsão de ondas para SC

A Epagri/Ciram passou a disponibilizar em seu portal informações complementares sobre a costa de Santa Catarina: a visualização da altura significa...

03/05/2022 às 11h30
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Santa Catarina
Compartilhe:
 Foto: Julio Cavalheiro/Secom
 Foto: Julio Cavalheiro/Secom

A Epagri/Ciram passou a disponibilizar em seu portal informações complementares sobre a costa de Santa Catarina: a visualização da altura significativa de ondas para até cinco dias. Os dados são provenientes do sistema operacional de previsão e análise global do oceano fornecido pela União Europeia através do Programa Copernicus. A resolução horizontal do modelo é de 1/12 de grau (aproximadamente 8 km) e é atualizado diariamente, com saída de dados a cada três horas. O link está disponível no site Litoral Online, que passou por uma reformulação visual.

 Os pesquisadores Luis Garbossa e Argeu Vanz,  da Epagri/Ciram, explicam que esta é mais uma iniciativa da Epagri para divulgar informações sobre a costa de Santa Catarina e complementar com dados de modelos o monitoramento contínuo que já faz, além de apoiar as atividades relacionadas a Década dos Oceanos da Organização das Nações Unidas.

Epagri/Ciram disponibiliza novo serviço de visualização de previsão de ondas para SC
Foto: Reprodução/Secom Santa Catarina

Altura significativa das ondas

O conceito de altura significativa das ondas (SWH) é definida como a altura média das ondas, medida do cavado à crista, do terço mais alto das ondas. Criada pelo oceanógrafo Walter Munk durante a Segunda Guerra Mundial, a altura significativa das ondas fornece uma estimativa das alturas das ondas. A imagem acima mostra um “espectro de ondas típico” que contém um baixo número de ondas pequenas e um baixo número de ondas muito grandes. O maior número de ondas é indicado pela área mais ampla da curva do espectro.

Informações e entrevistas

Continua após a publicidade

Pesquisadores Luis Garbossa, pelo fone (48) 3665-5162, e Argeu Vanz, pelo fone (48) 3665-5006.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários