
Combater o racismo em todo o Ceará é uma das missões da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), a SPS visitou, na semana passada, diversas cidades da Região do Cariri, candidatas ao Selo Município sem Racismo, uma iniciativa aprovada por lei para fortalecer as ações e políticas públicas de enfrentamento à discriminação racial no Ceará.

Martír Silva, coordenadora da Ceppir, destacou que a semana foi intensa, com muitas trocas e aprendizados. “Nós passamos pelo Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Altaneira, Assaré, Campos Sales, Araripe, Potengi e Brejo Santo. Visitamos tanto cidades que já tinham aderido ao selo, como as que ainda estavam por assinar o termo de compromisso com esta política”, destacou a gestora. “Saímos daqui do Cariri com a certeza de que estamos engajando cada vez mais cidades cearenses na luta antirracista e na construção de uma sociedade mais justa e mais igual para todos”, ressaltou Martír, que ainda lembrou, emocionada, da participação no I Fórum Municipal da Igualdade Racial que aconteceu no Crato e da visita à cidade de Araripe.
“No Crato nós sentimos o quanto o Selo vem trazendo avanços à política da igualdade racial no Ceará. O Fórum contou com representantes tanto da sociedade civil, quanto gestores públicos e, desse encontro resultou a Criação do primeiro Conselho Municipal da Igualdade Racial, um marco, uma vitória para nós que lutamos nessa frente”, pontuou a coordenadora.
Ela também lembrou que uma das trocas mais emocionantes e bonitas que aconteceram na viagem, foi na visita a cidade de Araripe. “Nós fizemos um ritual com representantes do Quilombo do sítio Arruda. Na ocasião, Dona Lúcia Caetano, a quilombola mais velha da comunidade, plantou um baobá na praça da cidade e trouxe a memória da ancestralidade africana. O crescimento desta árvore ancestral baobá significa a reverência e a memória do povo africano”, recorda Martír.
A titular da SPS, Onélia Santana, enfatizou a importância da criação do Selo para engajar as prefeituras municipais no enfrentamento ao racismo. “O Selo é uma política institucional, desenvolvida pelo Governo do Ceará não só para fomentar o enfrentamento ao racismo, como também para valorizar a nossa pluralidade racial”, complementou Onélia.

O Selo Município Sem Racismo integra a Campanha Ceará sem Racismo, Respeite Minha História, Respeite Minha Diversidade, desenvolvida pela (SPS). Para conquistar a certificação, os municípios devem comprovar existência ou criação de órgão de desenvolvimento de políticas de promoção da igualdade racial; implantar o Conselho Municipal específico e promover capacitação continuada de gestores e técnicos sobre o tema.
Coordenada pela SPS, a certificação é uma forma de estímulo e reconhecimento às cidades que realizam ações e políticas públicas de enfrentamento à discriminação racial; e que adotam iniciativas de fortalecimento de comunidades quilombolas, povos de terreiro, indígenas e ciganos.
Para auxiliar as prefeituras municipais, a SPS disponibiliza, de acordo com a lei, cooperação técnica e assessoramento, através da Ceppir.
Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 25° Máx. 26°