Sexta, 28 de Fevereiro de 2025
24°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Maranhão

Porto do Itaqui apresenta plano de descarbonização em agenda internacional na Bélgica, Holanda e Espanha

A agenda internacional consolidou ainda mais o papel do Porto do Itaqui, junto com os outros portos brasileiros, de viabilizador de soluções susten...

27/02/2025 às 21h46
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Porto do Itaqui apresenta plano de descarbonização em agenda internacional na Bélgica, Holanda e Espanha (Foto: Divulgação)
- Porto do Itaqui apresenta plano de descarbonização em agenda internacional na Bélgica, Holanda e Espanha (Foto: Divulgação)

Para posicionar o seu compromisso com as melhores práticas sustentáveis a nível global, o Porto do Itaqui participou de agendas internacionais importantes sobre transição energética e descarbonização. A missão foi realizada na Bélgica, Holanda e Espanha entre os dias 17 e 27 de fevereiro e reuniu especialistas e gestores brasileiros e estrangeiros do setor portuário.

Na Bélgica, os representantes do Itaqui foram ao Porto de Antuérpia e acompanharam apresentações sobre combustíveis multifuncionais, tecnologias emergentes para redução de emissões e projetos de transição climática. A ação faz parte do Programa Internacional em Transição Energética e Descarbonização de Portos, que também incluiu visitas a centros de inovação como o Blue Chem, especializado em química sustentável, e o The Beacon, que abriga startups focadas em digitalização e descarbonização.

Da Bélgica, o roteiro do Programa Internacional em Transição Energética seguiu para o porto de Roterdã - Holanda, o maior porto da Europa. Lá, o time do Itaqui apresentou o seu plano de descarbonização e detalhou ações de inovação voltadas à eficiência energética e modernização das operações. A apresentação ocorreu no painel de cases brasileiros, que reuniu portos estratégicos do país para compartilhar iniciativas e desafios na transição para uma economia de baixo carbono.

Por fim, na Espanha, o Porto do Itaqui integrou o evento “Certificado Internacional em Transição Energética e Descarbonização de Portos”, realizado em Valência e Puertollano. A programação incluiu palestras, visitas técnicas, como à Fábrica de Hidrogênio de Puertollano, e debates sobre estratégias de descarbonização adotadas em portos europeus. O Porto do Itaqui, como fundador da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), mostrou a iniciativa, que visa acelerar a transição energética no setor portuário brasileiro.

Continua após a publicidade

“Durante esses dias, nós compartilhamos o nosso diagnóstico detalhado, metas ambiciosas e o planejamento estratégico para a descarbonização, reforçando o compromisso do Porto do Itaqui com a sustentabilidade e a transição energética. Além disso, destacamos como a inovação tem sido um pilar fundamental na transformação da nossa gestão, impulsionando eficiência, redução de impactos ambientais e preparando-nos para os desafios do futuro”, explicou a gerente de meio ambiente do Porto do Itaqui, Luane Lemos.

A agenda internacional consolidou ainda mais o papel do Porto do Itaqui, junto com os outros portos brasileiros, de viabilizador de soluções sustentáveis no setor portuário. "É inquestionável o papel dos portos brasileiros para o desenvolvimento do nosso país. Estar presente em programações como essa facilita a criação e o fortalecimento de parcerias estratégicas com outros portos, instituições de pesquisa e empresas inovadoras a nível global”, comunicou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho.

Continua após a publicidade

O diretor de planejamento do porto, Bruno Mota, que também esteve presente nos eventos internacionais, reafirmou a importância das conexões criadas. “A apresentação do nosso plano de descarbonização nessa agenda ampliou as oportunidades de cooperação com entidades europeias, além de proporcionar insights valiosos que podemos aplicar em nosso contexto local”, finalizou o diretor.

Além de diversos representantes dos principais portos brasileiros, a agenda internacional também foi acompanhada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal do Brasil.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários