Nesta quarta-feira, 26/2, o secretário municipal de Assistência Social, professor Frederico Afonso Izidoro, recebeu, no auditório da Secretaria, representantes dos Conselhos Tutelares das regiões Sul e Norte para um encontro que discutiu os desafios enfrentados na proteção de crianças e adolescentes. A reunião contou também com a participação dos coordenadores dos Serviços de Proteção Básica e Especial da pasta.
Entre os pontos principais discutidos na reunião, destacam-se a necessidade de alinhar o fluxo de encaminhamento dos atendidos e a ampliação do serviço de abordagem social para funcionamento 24 horas e a sistematização das informações dos atendimentos prestados aos Conselhos Tutelares.
Além disso, foram apresentados pedidos para ampliação de cursos de capacitação continuada, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a realização de um seminário integrador com toda a rede de proteção. Os conselheiros também elaboraram uma lista de materiais essenciais para a melhoria dos atendimentos, incluindo o acesso ao Sistema de Assistência Social (SAS) ou a criação de um sistema próprio para o Conselho, além da necessidade de recursos para a adequação de espaços físicos, infraestrutura e equipamentos tecnológicos.
Durante o encontro, o secretário Frederico Afonso Izidoro afirmou que "este diálogo é fundamental para aprimorarmos nossos serviços e fortalecer a rede de proteção. Estamos atentos às demandas apresentadas e comprometidas em buscar soluções que garantam os direitos de nossas crianças e adolescentes".
O Conselho Tutelar, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é um órgão permanente e independente que atua na garantia dos direitos da criança e do adolescente, enquanto a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São José do Rio Preto assume a responsabilidade pela sua administração.
Mín. 26° Máx. 28°