A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), entregou nesta quarta-feira, 26, para mais de 100 jovens, o certificado do curso de empreendedorismo, do Projeto Empreenda Mais. A cerimônia de formatura aconteceu no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).
O vice-prefeito Pastor Carlos Velozo parabenizou o trabalho desenvolvido com a juventude palmense. “Nosso prefeito tem dito que os olhos dele brilham muito por essa juventude e um dos grandes pedidos foi de que olhássemos para os empresários e aos empreendedores, entendendo suas necessidades. Aqui eu quero parabenizar a Fundação Municipal da Juventude, por estar trazendo essa oportunidade. Vocês estão saindo na frente porque decidiram ocupar o tempo de vocês com coisas produtivas que é o ensino. Parabéns para vocês e é só o começo” declarou.
O presidente da Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), Juniel Carvalho de Sousa, reforçou o olhar da gestão para a juventude. “É um sentimento de gratidão pela oportunidade que o nosso prefeito e vice-prefeito nos deu, com a incumbência de ter esse olhar humano para a nossa juventude e proporcionar espaço para que eles possam ter oportunidade. Nós entendendo que precisamos olhar para os jovens como nossos parceiros para a construção de uma sociedade muito melhor e hoje é a conclusão dessa valorização para os nossos jovens empreendedores”, pontuou.
Além da entrega dos certificados, o evento contou ainda com painéis em formato de talkshow e palestras com empresários de Palmas. Também estiveram presentes o secretário executivo da frente parlamentar da Juventude, Gustavo Gama, o presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico (INDS), Vitor Rocha, e o secretário executivo da FJP, Rivaldo Silva, além de outros secretários municipais e vereadores.
Formandos
A Jullia Abreu, de 18 anos, está entre os mais de 100 jovens formandos desta turma do Empreenda Mais. Ela abriu o próprio negócio no início do ano passado e buscou o curso com a intenção de se profissionalizar mais. “Quando eu iniciei, foi muito no impulso e ouvimos muito no curso que primeiro você começa, depois aperfeiçoa. Então fui fazer isso. Entender mais a questão de precificação, de como gerir seu negócio, plano de negócio e foi essencial para mim, para cumprir todos os meus objetivos. Receber esse certificado é um sentimento de realização, de estar cumprindo a finalização de um ciclo”, agradeceu Jullia.
João Pedro dos Santos Souza, de 20 anos, também já é empreendedor. Desde os 16 anos de idade, junto com a família, ele trabalha com alimentação natural. O jovem buscou o Empreenda Mais para buscar melhorias no negócio da família e conta que só com a primeira semana já viu os resultados. “Esse curso foi muito bom e abriu minha mente. Acredito que vou usar por muito tempo tudo que aprendi aqui. Aqui eu tive base para identificar onde estavam os erros na minha empresa, para continuar crescendo e desenvolvendo. A gente já está colocando tudo em prática, inclusive em uma semana já tivemos um resultado expressivo”, declarou.
Próxima etapa
A segunda fase do curso será dedicada à incubação. A partir da próxima semana, o aluno vai se reunir com a consultoria. Durante um período de 30 dias, o jovem receberá mentorias e consultorias empresariais para assegurar que ele vai ter menos dificuldade possível, além de cumprir o plano de negócios para conseguir que esse empreendimento tenha êxito.
O projeto está sendo realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da FJP e conta com a parceria do Instituto Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico (INDS), além de apoio do Governo Federal.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Mariana Ferreira
Mín. 26° Máx. 28°