Quinta, 27 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades Sorriso - MT

Vereador propõe ensino integral na pré-escola para combater vulnerabilidade infantil

Em proposta protocolada nesta semana, o vereador Wanderley Paulo (Progressistas) apresentou a Indicação nº 075/2025, que sugere a ampliação de vaga...

27/02/2025 às 08h41
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

Em proposta protocolada nesta semana, o vereador Wanderley Paulo (Progressistas) apresentou a Indicação nº 075/2025, que sugere a ampliação de vagas em período integral na rede municipal de ensino para todas as crianças acima de 3 anos. O objetivo é garantir segurança, alimentação e estímulo adequado durante a primeira infância, além de auxiliar mães que enfrentam dificuldades para conciliar trabalho e cuidados com os filhos.

De acordo com o parlamentar, a medida visa reduzir a exposição de crianças a situações de risco no contraturno escolar. “Muitas estão desassistidas nesse período, o que aumenta a vulnerabilidade. Manter os alunos na escola por mais tempo é protegê-las e prevenir a violência”, argumentou. A proposta também destaca impactos socioeconômicos: ao permitir que mulheres trabalhem com tranquilidade, a iniciativa pode impulsionar a independência financeira de famílias.

Wanderley Paulo reforçou que a primeira infância é “o ápice do desenvolvimento”. “Na creche, elas terão segurança, alimentação, estímulo pedagógico e, ainda, as mães poderão buscar oportunidades no mercado de trabalho. Muitas hoje não conseguem por falta de apoio”, disse.

A indicação ressalta que ambientes escolares estruturados evitam exposição a riscos e promovem desenvolvimento saudável. “Com condições básicas garantidas, veremos um Brasil mais desenvolvido. Crianças na escola refletem um futuro melhor”, concluiu o parlamentar.

Continua após a publicidade

A proposta segue para análise.

  • Texto: Claudia Sarubo

    Continua após a publicidade

    Fotos: Internet/Keli Santin

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários