A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur-PI) realizou, nesta segunda-feira (24), uma reunião para discutir as ações integradas durante o período do Carnaval no Piauí, com destaque para a região litorânea. O objetivo foi discutir e alinhar as últimas estratégias para garantir uma festa segura e organizada para turistas e foliões.
Entre os temas abordados, destacam-se o reforço na segurança, melhorias no trânsito, além de campanhas de conscientização sobre o combate ao assédio e cuidados com crianças. Assim como nos anos anteriores, será instalado um Centro Integrado para fortalecer o policiamento e garantir maior tranquilidade durante o período momesco.
De acordo com Nayna Alves, gerente de Turismo da Setur, a reunião foi fundamental para garantir o alinhamento entre todas as áreas envolvidas. “O Carnaval é um dos períodos mais movimentados do nosso calendário turístico, pois recebemos um grande fluxo de visitantes, especialmente no litoral. Essa integração entre os órgãos é essencial para proporcionar uma experiência segura e organizada para todos que escolhem nossos destinos”, destacou.
Durante a reunião a Secretaria das Mulheres (Sempi) abordou a campanha de combate à importunação sexual, que será realizada no litoral e, também, em outras festas carnavalescas do Estado. Além disso, serão realizadas iniciativas de conscientização para garantir um ambiente mais seguro e respeitoso para todos.
“A campanha terá como foco a mensagem ‘Só Se Eu Quiser! Não É Não!’, com blitzen em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, além da distribuição de materiais com QR Code para acesso a canais de apoio e denúncia”, explica Tayanne Cavalcante, coordenadora dos Cuidados e Saúde da Mulher da Sempi.
O evento festivo, que acontece no início de março, deve atrair milhares de turistas e movimentar a economia local. Estiveram presentes na reunião representantes do Detran, Polícia Militar (PBRE), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria das Mulheres e Secretaria de Saúde (Sesapi).
Mín. 26° Máx. 27°