Estudantes da rede estadual de educação brilharam na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2024, conquistando um total de 61 medalhas, sendo 17 delas de premiação nacional e 44 estaduais.
Em âmbito estadual, os estudantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) foram destaques com 13 medalhas de ouro, 10 de prata e 21 de bronze. Entre os alunos que conquistaram medalhas estaduais, 17 obtiveram reconhecimento no âmbito nacional, sendo 7 ouros, 2 pratas e 8 bronzes.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto positivo do projeto Seduc Olímpica, que tem impulsionado a participação dos estudantes piauienses em diversas competições de conhecimento. “Esse resultado reflete o empenho dos estudantes, a dedicação dos professores e o trabalho do Seduc Olímpica, que potencializa o talento dos nossos jovens”, ressaltou o secretário.
Conquistas nas turmas ITA/IME
Vinte alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, conquistaram medalhas, entre ouro, prata e bronze, em âmbito estadual e nacional.
Os estudantes Francisco Vinícius Machado Vieira, Francisco Yuri de Brito Vieira, Kayo Gustavo Lopes da Costa e Pedro Lucas Nascimento Santos fazem parte das Turmas ITA/IME Seduc, que têm como foco os vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).
A partir da nota nacional, os estudantes foram convidados a seguir o programa de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) de 2026.
Medalha de ouro, o jovem Francisco Yuri conquistou, pela primeira vez, a classificação para uma etapa internacional, desta vez em Física. “Sempre tive o sonho de participar de uma competição internacional, mas nunca tinha conseguido. Com as aulas na turma ITA/IME avancei muito e me sinto realizado por esta conquista”, disse.
Outro medalhista que celebra o ouro e a classificação para a seletiva é Francisco Vinícius. “Tenho certeza de que os professores vão me ajudar, assim como na OBFEP. Quero muito passar para a fase Internacional e, quem sabe, ganhar uma medalha lá. É um dos meus grandes objetivos”, afirmou.
Em sua estreia na OBFEP, Pedro Lucas não se surpreendeu ao conquistar o ouro e fala do apoio do pai. “A medalha de ouro foi a realização de um sonho. Tenho apoio do meu pai, que é professor e revisa os materiais de estudo, dos professores e dos meus colegas. A ajuda de todos foi essencial”, celebrou o estudante.
Mín. 26° Máx. 27°