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Governo do Tocantins entrega mais de 290 mil livros para fortalecer estratégias de combate ao racismo nas escolas e fomentar o respeito às diferenças

Livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas estão sendo entregues aos estudantes, e os professores já elaboram metodologias de ensino

21/02/2025 às 15h54
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
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Alunos da Escola Presbiteriana de Colinas recebem os livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas - Foto: Seduc/Governo do Tocantins
Alunos da Escola Presbiteriana de Colinas recebem os livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está distribuindo os livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas. A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e do projeto Poder Afro, este tem o objetivo de fortalecer estratégias de combate ao racismo nas escolas fomentando o respeito às diferenças.

Para atender aos estudantes que estão matriculados nas turmas do 3º ano do ensino fundamental ao ensino médio, a Seduc adquiriu 293.496 exemplares, que compõe livro didático, livro paradidático de literatura e encarte especial.

A Diretoria de Educação dos Povos Originários e Tradicionais da Seduc elaborou um guia orientador para os professores utilizarem o material. “Esse documento de orientação recomenda que o material seja abordado pelo menos uma vez ao mês e que seja trabalhado dois capítulos por bimestre, indica ainda quais as habilidades da matriz de recomposição e do DCT devem ser desenvolvidas na utilização do material didático e paradidático”, explicou Karoline Rebouças, coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEEQ-ERER) da Seduc.

Esses livros integram as políticas públicas para a aplicação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e da Lei 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’. E também integram o material dos eixos da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

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A coleção busca desenvolver no estudante um conjunto de valores, atitudes e habilidades, por meio da abordagem de diferentes temáticas, práticas e atividades pedagógicas, para além dos conhecimentos específicos de cada componente curricular.

Experiência de escola de Colinas

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Estudantes da Escola Presbiteriana de Colinas do Tocantins receberam, nesta semana, os livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas.

A professora de História, Maria Aparecida de Luna Sousa, destacou a importância do programa para auxiliar os estudantes a desenvolverem uma nova consciência sobre a sociedade brasileira. “Este livro é um recurso valioso para as aulas de História, pois conta com uma linguagem simples, de fácil compreensão; Ilustrações bonitas e atrativas; atividades de fácil compreensão, que o aluno pode desenvolver sem dificuldade. A proposta do livro é contextualizada e está dentro dos assuntos vistos pelos alunos, tudo isso enriquece e facilita a aprendizagem do estudante”, esclareceu a professora.

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Marcia José da Silva, que leciona Língua Portuguesa, destacou a importância do material para seguir as orientações do referencial curricular e da matriz de recomposição relacionadas à cultura africana e indígena. “Este livro auxiliará no desenvolvimento de competências e habilidades que irão favorecer as minhas ações em sala por meio da leitura e interpretação, explorando o vocabulário e os gêneros literários por intermédio do repertório relacionado à literatura brasileira sobre eventos e aspectos sociais e culturais dos povos africanos e indígenas, de forma mais clara e objetiva”, esclareceu a professora.

A estudante Ana Luisa Alves, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, falou da importância dos livros. “Eu gostei muito, os conteúdos são interessantes e úteis para ampliar meu conhecimento relacionado a fatos importantes da história brasileira a qual os povos africanos e indígenas foram referência de força e resistência na construção do nosso país”, ressaltou.

Anna Júlia Leite dos Santos, 14 anos, também do 9º ano do ensino fundamental, comentou sobre a coleção. “Achei interessante a abordagem do conteúdo com detalhes da realidade enfrentada pelos povos africanos e indígenas. É importante reconhecer as dificuldades e os enfrentamentos que conduziram os rumos da nossa história. Ressaltamos que esses temas nos levam a não esquecer tudo que os negros passaram para conquistar a liberdade”, contou.

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Para atender aos estudantes que estão matriculados nas turmas do 3º ano do ensino fundamental ao ensino médio, a Seduc adquiriu 293.496 exemplares, que compõe livro didático, livro paradidático de literatura e encarte especial - Seduc/Governo do Tocantins
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Alunos da Escola Estadual Silverio Ribeiro, de Mateiros, recebem seus kits - Seduc/Governo do Tocantins
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