Ofertar educação de qualidade, com ambiente confortável e seguro para estudantes e professores da rede pública estadual de ensino, é uma das prioridades do Governo do Pará, que por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) amplia os investimentos na área. Em Marabá, na Região de Integração Carajás, sudeste paraense, o Estado dá mais um passo para potencializar o ensino desde a primeira infância. As obras de construção da creche, dentro do Programa "Creches Por Todo o Pará", já chegam a 85% de conclusão. Famílias da região estão ansiosas pela entrega do espaço adequado ao ensino infantil.
“O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan têm reforçado todos os dias que a educação é uma prioridade no Pará, concretizando com inúmeras ações fundamentais para o avanço da educação. Mesmo a educação infantil não sendo de responsabilidade do Estado, temos investido fortemente na parceria com os municípios para garantir maior suporte em todas as etapas de ensino. Não tem que haver distinção. Toda criança será nosso estudante na rede estadual no futuro, e precisamos garantir que tenham um bom atendimento na base. Os primeiros 100 dias de vida são um dos mais importantes para o desenvolvimento. Com o 'Creches Por Todo o Pará' nossas crianças terão mais oportunidades”, frisa o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
O Estado já investiu R$ 3.160.000,00 na construção da creche, para beneficiar 200 crianças e suas famílias. A unidade contará com salas de aula climatizadas, quadra coberta, lactário, solário, ambientes com acessibilidade, biblioteca, playground, berçário, cozinha e refeitório, além do mobiliário de alta qualidade, escolhido conforme critérios estabelecidos pelo Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Expectativa- Localizada no Bairro Jardim Belo Horizonte, a creche em Marabá é vista pelas famílias como uma oportunidade. “Com certeza, essa creche vai ser muito importante aqui no nosso bairro, até porque temos poucas. Fica perto, vai ajudar bastante as mães que trabalham fora de casa e não têm rede de apoio para deixar os filhos. Saber que vou deixar meu filho aqui, claro que dá uma apertada no coração, mas a gente sabe que aqui do ladinho vai ficar bem melhor, em um lugar confortável. A gente, com certeza, vai trabalhar tranquila, sabendo que eles estão sendo bem cuidados”, diz Andreina Muniz, mãe de um menino de 9 meses.
Para Adriana Silva, que tem uma filha com 1 ano e 5 meses, a entrega da creche vai melhorar a rotina das famílias, principalmente das mães. “Aqui, a gente vai trabalhar sem preocupação, ficando mais tranquila. A creche vai ajudar não só a mim, mas as outras mães também, aquelas que precisam trabalhar, que sempre têm que deixar os filhos com o esposo ou um parente”, afirma Adriana.
Pioneirismo -O “Creches Por Todo o Pará" é uma iniciativa pioneira, que visa transformar a realidade educacional do Estado. Com um investimento superior a R$ 400 milhões, o Programa tem a meta de construir 150 creches no território paraense, a fim de atender principalmente crianças de 0 a 5 anos, em áreas de maior vulnerabilidade social.
Os municípios de Belém, Ananindeua, Oriximiná e Benevides já receberam novas creches. O Programa visa beneficiar cerca de 30 mil famílias, nos 144 municípios paraenses – alguns serão contemplados com duas unidades.
Mín. 26° Máx. 27°