Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Legislativo - MS

Matéria veda instalação de câmeras nos uniformes dos policiais civis e militares em MS

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 34/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), que proíbe a e...

21/02/2025 às 12h37
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Proposta garante autonomia orçamentária ao Estado na alocação de recursos prioritários para Segurança Pública
Proposta garante autonomia orçamentária ao Estado na alocação de recursos prioritários para Segurança Pública

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 34/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), que proíbe a exigência de instalação de câmeras nos uniformes dos policiais civis e militares no Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Sendo aprovado o projeto, a vedação acontecerá independentemente de qualquer regulamentação em âmbito federal ou estadual. Desta forma, fica determinado que o Poder Executivo, ao alocar os recursos disponíveis, deverá direcioná-los para investimentos estratégicos e prioritários na segurança pública, aumentado a eficácia e eficiência do sistema de segurança estadual.

Entre as melhorias, fortalecimento das ações de Prevenção, Repressão e Investigação Criminal, com foco na implementação de estratégias de policiamento comunitário e o uso de novas tecnologias para coleta, análise e monitoramento de dados; abertura de concursos públicos para o reforço no efetivo policial e valorização e restruturação dos salários e benefícios dos servidores públicos da área de segurança pública. Conheça a proposta na íntegra, clicando aqui.

João Henrique explica o objetivo de sua proposta. “Garante a autonomia orçamentária e a responsabilidade fiscal do Estado, impedindo a imposição de gastos excessivos e permanentes com a instalação de câmeras nos uniformes dos policiais civis e militares. A implementação de bodycams, além de gerar um impacto financeiro expressivo, comprometeria investimentos prioritários na segurança pública, em tempos em que o Estado enfrenta sérias dificuldades em garantir a infraestrutura básica necessária para a segurança pública", justificou o parlamentar.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários