Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
27°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Piauí

Pacto pelas Crianças e Semec discutem parceria para avanço da educação infantil em Teresina

O Pacto pelas Crianças do Piauí recebeu, nessa quinta-feira (20), o secretário da Educação de Teresina, Ismael Silva, acompanhado das professoras K...

21/02/2025 às 08h53
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Pacto pelas Crianças do Piauí recebeu, nessa quinta-feira (20), o secretário da Educação de Teresina, Ismael Silva, acompanhado das professoras Kátia Dantas, secretária executiva de Gestão da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), e Irene Lustosa, secretária executiva de Ensino da Semec, para uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento da educação infantil na capital. O encontro ocorreu na sede do programa e contou também com a presença do secretário da Educação do Piauí, Washington Bandeira, e da coordenadora do Pacto, Isabel Fonteles.

A reunião teve como foco o estreitamento dos laços entre o município e o Estado, reforçando a necessidade de atuação conjunta para garantir o avanço da educação infantil e da alfabetização na idade certa. Para Ismael Silva, a parceria é fundamental para transformar os desafios educacionais em resultados positivos. “Uma reunião muito importante, o primeiro encontro da nossa Secretaria Municipal de Educação com o programa do Pacto pelas Crianças do Piauí. Fomos muito bem recebidos e ficamos felizes por poder estreitar esses laços. Precisamos trabalhar como rede, de forma interligada, para alcançar os melhores resultados, garantindo que nossas crianças estejam alfabetizadas na idade certa”, destacou o secretário.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A secretária executiva de Ensino, Irene Lustosa, apontou os desafios estruturais e culturais enfrentados na educação infantil, como a necessidade de ampliação de vagas em creches de tempo integral e a contratação de mais professores. “Hoje, temos 1.800 crianças de dois anos matriculadas, mas queremos avançar, ainda neste semestre. Para isso, precisamos de mais professores e estrutura adequada. Também enfrentamos desafios culturais, pois muitas famílias ainda enxergam a creche como assistência, quando, na verdade, é um espaço essencial para o desenvolvimento das habilidades infantis”, pontuou a gestora.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Já Washington Bandeira ressaltou o compromisso do Governo do Estado com a universalização da educação integral no ensino médio e a melhoria das condições estruturais das escolas. “Estamos trabalhando para garantir que todas as primeiras séries do ensino médio sejam de tempo integral. Sabemos que há desafios, principalmente de infraestrutura, mas estamos comprometidos com a transformação da educação piauiense”, afirmou o secretário.

Continua após a publicidade

Para a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, a parceria entre Estado e município é um passo essencial para fortalecer a educação infantil. “Acreditamos que educação de qualidade se faz com união de esforços. O Pacto é um compromisso do governo estadual com a primeira infância, e receber a equipe da Semec mostra que estamos alinhados para construir um futuro melhor para nossas crianças. Juntos, podemos enfrentar os desafios e garantir que cada criança tenha acesso a uma educação digna e de qualidade desde os primeiros anos de vida”, declarou o secretário.

O encontro reforça o compromisso do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Teresina com o desenvolvimento educacional, reafirmando que a prioridade é garantir um futuro melhor para as crianças piauienses. Com a construção de estratégias conjuntas e o compartilhamento de boas práticas, a parceria entre Semec e o Pacto pelas Crianças do Piauí promete avançar significativamente na alfabetização e no desenvolvimento infantil, consolidando Teresina e o estado do Piauí como referências em educação de qualidade.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários