Uma pauta extensa contendo solicitações para melhorias em diversas áreas marcou a 1ª Sessão Ordinária de 2025 da Câmara de Camaçari. Entre os destaques estiveram pedidos de requalificação de espaços públicos como praças, solicitações de equipamentos e ações na área de saúde e educação, além do registro de demandas geradas pelas ações de ordenamento dos serviços públicos que vêm acontecendo no município.
Nesse sentido, o vereador Jackson Josué (União) apresentou a Indicação Nº 001/2025, que pede ao Executivo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a criação do auxílio no valor de R$ 750, garantindo o mínimo existencial aos ambulantes realocados no centro da cidade. Segundo a solicitação do parlamentar, esse auxílio teria caráter emergencial e seria pago pelo período de seis meses.
“Essa questão do ordenamento da cidade é uma ação acertada, mas precisa ser discutida com as pessoas que trabalham no local. Essas pessoas foram realocadas para um local insalubre, a meu ver. Portanto, defendo que os cerca de 150 a 200 ambulantes que trabalham na área possam ser atendidos com esse auxílio, que não representaria uma despesa grande para o município”, defendeu.
Ainda voltado para os ambulantes, a vereadora Neidinha (PT) trouxe a Indicação Nº 028/2025, que pede à administração municipal que seja criado um Programa de Ordenamento e Regulação ao Trabalho Ambulante (PORTA), com o objetivo de estabelecer diretrizes e ações para organização e orientação de atividades dos comerciantes ambulantes, na sede e na orla do município.
A área de saúde também esteve em destaque com a aprovação da Indicação Nº032/2025, que pede a construção do Hospital Municipal de Camaçari. O autor da matéria, vereador Dudu do Povo (União), também usou a tribuna para defender a proposição. “Essa é uma pauta importante, pois o hospital municipal é uma luta que estamos travando de maneira incansável, pois amenizará o sofrimento do nosso povo, dando estrutura de atendimento para os cidadãos. O povo está ansioso para acabar com esse sofrimento vivido na área de atendimento e saúde. Esta Casa, tenho certeza, está ao lado do Executivo para apoiar e fazer esse hospital ser implantado”
Ainda na linha da defesa de melhorias em saúde, o vereador Tagner Cerqueira (PT) trouxe uma matéria que recebeu grande adesão dos parlamentares da Casa Legislativa. A Indicação Nº 057/2025, que defende a necessidade de o Executivo Municipal criar o Programa Peso Saudável, para garantir assistência a pessoas com obesidade no município.
“O assunto dessa indicação é muito sério. Esse programa visa oferecer uma assistência mais efetiva a pessoas que sofrem com essa doença, que é a obesidade. Temos muitos pacientes amputando partes do corpo por conta dos desdobramentos que a obesidade traz para o corpo. Não é fácil o processo de emagrecimento e, por isso, é preciso no âmbito do município, garantir essa atenção e esse atendimento para obesos, que sofrem demais, inclusive, por falta de condições financeiras para arcar com o que é preciso para alcançar o peso saudável”, concluiu.
Mín. 25° Máx. 27°