O clima foi de alegria, acolhimento, cuidado e atenção. Assim os pacientes assistidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (CAPS I) Osvaldo Brasileiro Franco foram recebidos na manhã desta quinta-feira (20), dia comemorativo aos 20 anos do equipamento municipal. A subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves, participou das homenagens representando o titular da pasta, Rodrigo Matos.
O serviço especializado da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) presta acompanhamento a crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes. Atualmente são acompanhados 4.500 dos 12.200 pacientes matriculados.
"Oferecemos consultas individuais e em grupo, oficinas e grupos terapêuticos, além de atendimento familiar. No Caps i recebemos crianças e adolescentes com depressão, ansiedade, autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Aqui todos são acolhidos com muito amor”, afirmou a coordenadora do equipamento municipal, Liliana Cotias.
O serviço é porta aberta, cujo acesso pode ser por demanda espontânea ou através de encaminhamentos da rede de saúde ou socioassistencial. No Caps i atuam psicólogos, psiquiatras, psicopedagoga, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, educador físico, dentre outros.
Há 1 ano a agente de limpeza, Luzinete Valério, procurou assistência do Caps i para acolher dois dos seus três filhos: Arthur Levy, 9 anos, e Ayllana Letícia Santos, 4, onde recebem acompanhamento. O garoto é autista, tem TDAH e TOD (Transtorno Opositor Desafiador). Já a menina está em fase de diagnóstico.
“Desde que meus filhos passaram a ser acompanhados no Caps i tenho notado uma melhora significativa no comportamento deles. Esse serviço é essencial. Aqui participam de oficinas terapêuticas e têm toda a assistência necessária para as necessidades que apresentam”, elogiou a mãe das crianças.
A subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves, destacou o trabalho humanizado que vem sendo prestado pelo Caps i à população. “Notamos isso no acolhimento, no sorriso das crianças e dos adolescentes e na presença dos pais. Vemos amor depositado nessa assistência e para esse público tão especial que precisam de acolhimento e de um serviço que é nobre: a assistência à saúde mental”, observou.
Também estiveram presentes no aniversário do Caps i marcado por culto ecumênico, o subsecretário de Governo, Matheus Ferreira, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o diretor da Rede Própria à Saúde, Sebastião Oliveira, a chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante, e o coordenador em Saúde Mental, Joadson Andrade.
Mín. 25° Máx. 27°