Domingo, 23 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Sorriso - MT

Reunião na Câmara discute implantação do uso de drone com software para monitoramento urbano

A implantação do uso de drone com software para monitoramento urbano pela Prefeitura de Sorriso foi discutida pelos vereadores Adir Cunico (Novo) e...

18/02/2025 às 12h41
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

A implantação do uso de drone com software para monitoramento urbano pela Prefeitura de Sorriso foi discutida pelos vereadores Adir Cunico (Novo) e Gringo do Barreiro (PL) em reunião na manhã de hoje (18). Estiveram presentes representantes das empresas de tecnologia que atendem a Prefeitura, das secretarias municipais da Cidade e de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação e de uma empresa privada que atua no segmento.

Segundo Adir, a intenção é que essa tecnologia seja utilizada pela equipe de endemias para reforçar o combate à chikungunya e zika vírus.

“O uso de drones permite monitorar áreas de difícil acesso ou de grande extensão, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti com maior rapidez e eficiência”, frisou o parlamentar, acrescentando que a adoção de um software de proteção de dados é essencial para garantir a privacidade das informações captadas, bem como para cumprir normas legais de segurança e sigilo de dados. “Entendemos a necessidade de modernizar e otimizar o trabalho das equipes de endemias, visando reduzir tempo e custos na identificação de focos do mosquito e potencializar a efetividade das ações de combate”, destacou o parlamentar.

Além disso, a tecnologia poderia ser utilizada no desenvolvimento de aplicativos para todas as secretarias e no monitoramento de terrenos baldio, por exemplo. “Acredito que esse foi o primeiro passo e que mais discussões virão, pois sabemos da importância dessa ferramenta para o nosso município”, frisou.

Continua após a publicidade

INDICAÇÃO – Durante a 3ª sessão ordinária, o vereador Adir Cunico apresentou a Indicação 60/24 que aponta a necessidade de adquirir ou locar um drone com software para uso da equipe de endemias.

  • Texto: Ângela Gimenez

    Continua após a publicidade

    Fotos: Keli Santin

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários