Parintins segue avançando na qualificação da saúde pública por meio do PlanificaSUS, projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, Hospital Israelita Albert Einstein e a Prefeitura de Parintins. Nesta quarta-feira, 12, profissionais do município participaram do Treinamento Escala de Vulnerabilidade Odontológica, realizado na Fametro, com a presença de representantes do Einstein e demais instituições envolvidas na iniciativa.
O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, destacou a importância do projeto para o município e o compromisso da gestão municipal com a ampliação do atendimento odontológico. “Dentro do projeto Planifica, estamos reunidos com a equipe do Einstein, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Esse é um start do prefeito Mateus Assayag para garantir o andamento desse projeto extremamente importante para Parintins. O município já ocupa a terceira posição no ranking nacional do PlanificaSUS e queremos chegar ao topo, consolidando o trabalho que realizamos na atenção à população, seja nas unidades básicas de saúde, seja nos serviços odontológicos", afirmou Clerton Rodrigues.
A iniciativa tem impacto direto na integração da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária, promovendo avanços significativos na qualidade do atendimento. Segundo o especialista do Hospital Albert Einstein, Guilherme Shimocomaqui, os resultados já são perceptíveis: "O PlanificaSUS já está operacionalizado em Parintins há mais de quatro anos, trazendo avanços na qualificação do cuidado e no acesso à atenção especializada e primária. Esse comprometimento reflete a dedicação do gestor municipal, do secretário e das equipes técnicas, que hoje são referência não apenas para outros municípios, mas também para o próprio projeto PlanificaSUS. A população sente essa melhoria principalmente no acesso mais rápido e oportuno aos serviços de saúde e na qualificação dos profissionais, o que contribui para um atendimento mais eficiente e resolutivo", destacou.
A coordenadora de Saúde Bucal, Sonaira Castro, reforçou que a capacitação realizada tem um papel essencial na qualificação dos profissionais da área odontológica e no aprimoramento do atendimento ao paciente.
"A escala de vulnerabilidade odontológica é uma ferramenta que capacita nossos profissionais para aprimorar o atendimento ao usuário, garantindo um cuidado mais qualificado e humanizado. Com isso, conseguimos conhecer melhor os pacientes do nosso território e a real necessidade de cada um no que diz respeito à saúde bucal", explicou.
O projeto PlanificaSUS tem sido um diferencial para Parintins desde sua adesão em 2019. A coordenadora da Atenção Básica, Leidiane Valente, ressaltou que a cidade já ocupa posição de destaque na implementação do modelo.
"A gestão municipal aderiu ao PlanificaSUS em 2019, e desde então temos passado por um processo de reestruturação. Hoje, conseguimos enxergar os frutos desse trabalho, que coloca Parintins como referência em nível nacional e regional no Baixo Amazonas, garantindo um atendimento de excelência à população", enfatizou.
------
Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Foto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)
Mín. 26° Máx. 28°