Com 4 anos de existência, o Sorrimobi está prestes a chegar à marca de 50 mil corridas. Bem exatamente, até às 13h de quarta-feira (12 de fevereiro), o aplicativo para agilizar a rotina dos servidores da Prefeitura de Sorriso já garantiu 48.808 corridas realizadas.
Implantado em 2021, o sistema de transporte gera economia, reduz a emissão de carbono e traz mais agilidade ao ir e vir de servidores durante o expediente. “A partir deste ano, além de gerenciar as corridas rápidas, via aplicativo também será feito o controle e a organização das viagens terrestres”, comenta o controlador-geral da Prefeitura, Laércio Garcia.
Além de agilizar processos e gerar economia direta, os servidores que utilizam o app não precisam se preocupar em pegar o volante, enfrentar o trânsito, nem perder tempo com “onde estacionar”. Para acionar um “Sorrimobi”, os servidores precisam se reportar a um responsável de cada secretaria, que faz o agendamento da corrida por meio de aplicativo.
Dada a particularidade de cada serviço, ainda não é possível expandir o Sorrimobi para todas as pastas. “Como o objetivo é justamente promover corridas rápidas, se torna difícil, por exemplo, destinar um carro para corridas técnicas, ou serviços mais demorados”, explica Fábio.
A plataforma, que nasceu como um projeto-piloto desenvolvido na Secretaria de Assistência Social (Semas), foi desenvolvida por meio da parceria entre a Controladoria Geral do Município (CGM), a Semas, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e o Departamento de Gestão de Frotas da então Secretaria Municipal de Transportes (Semtra).
De acordo com informações do responsável direto pelo Sorrimobi, Fábio Henrique Oliveira, a utilização do transporte por aplicativo já gerou a e economia de quase R$ 1 milhão para os cofres públicos, entre manutenção, peças, locação. No ranking dos objetivos do Sorrimobi, Fábio lista economia, monitoramento de corridas, redução da geração de CO2, controle de quilometragem e objetividade.
“Não só vamos dar continuidade, como estamos ampliando a abrangência do Sorrimobi para que todos os servidores dos setores administrativos, aí incluindo os secretários municipais, passem a utilizar esta plataforma, que traz economia, agilidade e está integralmente ligada ao conceito desmart city” , comentou o prefeito Alei Fernandes.
Texto: Nádia Mastella
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 25° Máx. 27°